Com aulas online, Ufba apresenta proposta de semestre suplementar

A Administração Central da Universidade Federal da Bahia (Ufba) apresentou uma proposta para a retomada de atividades em 2020. A instituição deverá oferecer um semestre acadêmico suplementar, com aulas remotas online, seja com componentes curriculares como complementares de ensino, pesquisa e extensão. Segundo o projeto, as aulas presenciais são inviáveis já que, para realização da pesquisa, do ensino e da extensão, é necessário reunião e circulação de grande quantidade de pessoas em espaços restritos - algo contraindicado por causa da pandemia do novo coronavírus. Na proposta da Ufba, também estão previstas ações para ampliar a capacitação em tecnologias digitais de professores, técnicos e terceirizados.

Quanto aos alunos que não possuem condições adequadas de estudo, equipamentos e acesso à internet, o reitor da instituição afirma que "vamos procurar alternativas para eles". "Uma das possibilidades é que os alunos possam acessar os laboratórios da Ufba, se as condições sanitárias permitirem. Vamos aguardar para definir. Na semana que vem, devemos ter um retorno [do Conselho Universitário, ao qual o projeto foi submetido]", comenta o reitor ao Correio. Ainda de acordo com a proposta, caso os estudantes não consigam reunir condições mínimas de acompanhamento dos cursos, eles poderão retomar o semestre presencial, que continua suspenso, sem qualquer penalidade.

Fonte: Metro 1
Foto: Dário Guimarães/Metropress