Começa segunda etapa de testagem para o novo Coronavírus na comunidade escolar do Subúrbio de Salvador
Começa segunda etapa de testagem para o novo Coronavírus na comunidade escolar do Subúrbio de Salvador

Começou a segunda etapa da testagem para o novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A iniciativa do Governo da Bahia, realizada por meio das secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), visa atender, até o dia 24 de setembro, a mais de 30 mil pessoas, nas 28 escolas localizadas na região

Foram aplicados no último dinal de semana os testes no Colégio Estadual Clériston Andrade, escola-polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma, que atendeu as comunidades escolares dos colégios estaduais Josias de Almeida Melo e Luiz Rogério de Souza. Também foi realizada testagem no Colégio Estadual Marcílio Dias, que é a escola-polo do bairro de São Tomé de Paripe, atendendo a sua própria comunidade escolar e, também, a estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual João Caribé. Nesta segunda-feira e terça-feira (14 e 15), a testagem será no Colégio Estadual Almirante Barroso, escola-polo no bairro de Paripe, que atenderá a sua própria comunidade escolar na segunda-feira e, na terça (15), receberá a comunidade do Colégio Estadual Edson Tenório.

Os irmãos gêmeos Luan e Luana, 12 anos, foram acompanhados pelo pai Josenilton França da Silva até o Colégio Clériston Andrade, onde estudam, para fazer o teste. Seu Josenilton disse que é fundamental o envolvimento das famílias neste processo de levar os filhos para as testagens, ainda mais se forem menores de idade. “É muito bom o trabalho que a escola está realizando, porque a gente vai saber se os meninos tiveram a doença ou não e isto é muito importante para a família”, acrescentou. A funcionária Solange Requião, do Colégio Josias de Almeida Melo, disse que a testagem vai trazer uma maior tranquilidade para ela e as colegas que trabalham na alimentação escolar. “A grande importância deste exame é para que possamos saber se estamos com uma boa saúde e nos cuidar. O exame vai nos trazer uma maior tranquilidade no trabalho e na nossa família”, afirmou.

A professora de Geografia, Girlane Costa, do Colégio João Caribé, foi fazer a testagem e também falou sobre a iniciativa. “A testagem é uma ação certíssima para a gente ter uma base de como está a saúde de todos”, afirmou.

O coordenador de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Helder Amorim, fez uma avaliação destas duas primeiras semanas de testagem em Salvador. “Os testes são do tipo RT-PCR e têm maior precisão nos resultados. Todo o processo acontece de forma segura e muito tranquila. A comunidade escolar está entendendo a importância da testagem, que reflete o cuidado do Estado com a saúde dos estudantes, professores e funcionários e cujo diagnóstico vai ajudar na tomada de decisão sobre o retorno das atividades letivas, mesmo que ainda não tenha a data definida. Os estudantes já estão recebendo o resultado dos testes pelo e-mail cadastrado no ato da testagem e os casos positivos estão tendo o acompanhamento dos órgãos de Saúde”, afirmou.

Fonte: Portal do Servidor
Foto: Olhar Digital