Demanda por serviços públicos digitais em plataforma do Estado triplica durante pandemia; CRLV-e lidera

A pandemia da Covid-19 está impulsionando a oferta e a demanda por serviços públicos digitais no Estado. Desde que foram deflagradas as medidas de isolamento social, a plataforma SAC Digital - que unifica os serviços digitais do governo baiano em um único portal e aplicação mobile - viu o seu número de novos cadastros no mês saltar de 59 mil, em março, para mais de 198 mil, em junho. Em paralelo, do início da pandemia até agora, o número de serviços digitais ofertados subiu de 18 para 26, sendo que outros cinco novos serviços serão disponibilizados nos próximos dias, resultando num incremento de 72% no período.

Disponível no SAC Digital desde o final do último mês de abril, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) já se tornou o serviço digital do governo baiano mais procurado pelos usuários da plataforma, com mais de 186 mil solicitações para veículos de proprietários pessoa física e outras 27.700 para os veículos de pessoa jurídica. Por meio do aplicativo ou no portal, o usuário baixa o documento eletrônico - que substitui o antigo certificado em papel moeda - e passa a mantê-lo obrigatoriamente em seu celular, além de ter a opção de imprimir uma cópia.

Ainda neste mês de julho, estarão disponíveis no SAC Digital uma série de serviços eleitorais, como consulta ao título e acesso a certidões. Recentemente também, a plataforma passou a dar acesso à emissão da Carteira de Trabalho Online (CTPS Digital), por meio do site do Ministério da Economia, e ao CPF on-line, da Receita Federal. Já entre os serviços do governo baiano, outro bastante procurado é o RG Expresso, que permite solicitar virtualmente a reimpressão da carteira de identidade, desde que o documento tenha sido emitido há no máximo dois anos.

Para o diretor de Transformação Digital Anderson Silva, da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), a transformação digital tem sido fundamental para permitir à Administração Pública viabilizar o acesso do cidadão aos serviços públicos, respeitando os critérios de isolamento social. "No contexto do novo normal que estar por vir, a digitalização de serviços ainda tem a vantagem de garantir mais economia e eficiência, ao possibilitar reduções superiores a 90% nos custos de serviço", sinaliza.

Disponível em portal na internet e em aplicativo para smartphones Android e iOS, a plataforma SAC Digital foi criada em 2018, como resultado de uma parceria entre a Saeb e a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb). No total, a ferramenta conta hoje com 434 serviços públicos disponíveis, incluindo o agendamento on-line para atendimento presencial nos portos da Rede SAC. Considerada referência na administração pública nacional, em razão do grau de integração da sua arquitetura, a plataforma se diferencia, entre outras coisas, por adotar recursos de Customer Relationship Management (CRM) - em português, Gestão de Relacionamento com Cliente - que permite ao Estado oferecer facilidades aos usuários.

Fonte: Detran Bahia
Foto: Detran Bahia