Em oito estados já é possível fazer a venda de veículos pela Carteira Digital de Trânsito
Em oito estados já é possível fazer a venda de veículos pela Carteira Digital de Trânsito

Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Roraima são os oito estados em que os Detrans aderiram ao novo sistema de autorização de transferência de propriedade digital. Dessa forma, nesses locais já é possível realizar a compra e venda de veículos entre pessoas físicas, por meio digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Conforme o Ministério da Infraestrutura, durante o lançamento da nova funcionalidade do app CDT, o processo digital elimina burocracia e traz mais praticidade e economia. Ainda segundo o Ministério, a tecnologia tornará mais rápida e prática a transferência de titularidade de um veículo, concretizando a compra e venda, sem a necessidade de reconhecer firma ou firmar contrato em papel, apenas pelo aplicativo e com a assinatura digital do gov.br.

De acordo com o governo, a venda de veículos poderá ser feita de forma 100% virtual e um processo que demorava dias pode ocorrer em instantes. “São 14 milhões de compras e vendas no país por ano, então, o potencial do que estamos lançando aqui hoje é revolucionário. É democratizar o acesso ao serviço público que, a partir de hoje, não está mais preso ao reconhecimento, autenticação, ao horário comercial. Quantos aqui conseguem comprar um veículo durante a semana?”, disse o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

A Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) poderá ser feita por qualquer proprietário de veículo, desde que ele tenha a documentação digital. Ou seja, encaixam-se apenas os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

Fonte: Portal do Trânsito

Foto: Min. Economia