Estudo aponta crescimento do número de condutores que dirigem alcoolizados

Desde o início de 2021, quando iniciou o segundo ano de pandemia, o número de condutores flagrados alcoolizados ao volante disparou no Distrito Federal. Os dados são do Departamento de Trânsito – Detran/DF.

O levantamento registrou alta de 37,5% entre janeiro e agosto de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Isso equivale a 16.419 motoristas flagrados com álcool no organismo no ano passado, contra 11.943 registros em 2020.

O Detran/DF ressaltou ainda que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de ter como consequência a suspensão do direito de dirigir pelo período de um ano, conduzir após o consumo de álcool é infração gravíssima. A multa é de R$ 2.934,70.

Conforme outro estudo, desta vez realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC/FM-USP), 31,4% dos internamentos por motivo de trauma apresentaram níveis de consumo de substâncias psicoativas. ​O estudo teve a colaboração de pesquisadores do Hospital Universitário de Oslo, na Noruega, e também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com o levantamento, o álcool foi a substância mais consumida em 23% dos casos de traumas recebidos pelo hospital universitário. Depois aparece o uso de cocaína com 12% e maconha com 5%.

A pesquisa registrou ainda, que da lista de pessoas entrevistadas – todas maiores de 18 anos, que sofreram algum tipo de trauma entre julho de 2018 e junho de 2019, a maioria foi por acidente de trânsito. Na sequência aparecem quedas e fatos violentos, como brigas e agressões, sem e com armas de fogo.

O especialista em tratamento para dependência química José Maria da Silva, responsável pela clínica de recuperação Valor da Vida, salienta que o consumo de bebida alcoólica tira a atenção do motorista no trânsito. E, além disso, prejudica a sua reação em uma situação adversa.

Fonte: Portal do Trânsito

Foto: Depositphotos