Fotran ratifica ações para redução de mortes e lesões de trânsito na Bahia
Fotran ratifica ações para redução de mortes e lesões de trânsito na Bahia

A construção de políticas públicas que possibilite segurança viária aliada à congregação dos órgãos de trânsito e conscientização da população, tornam-se imprescindíveis para a redução de acidentes. Essas são algumas ações a serem implementadas para viabilizar o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), e ratificadas pelo Fotran (Fórum de Órgãos de Trânsito), que aconteceu em Salvador.

Realizado no auditório da Secretaria de Segurança Pública, o evento reuniu o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a presidente do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Mag Gramacho, o superintendente da Transalvador, Marcus Passos e gestores de trânsito dos municípios, formalizando a adesão do Estado da Bahia ao Pnatrans.

Especialistas convidados concordaram que nenhuma morte é aceitável no trânsito e que, para isso, integrar ações de órgãos públicos e cidadãos comuns pode representar toda a diferença para reversão dos números de óbitos e lesionados.

O trabalho intensivo para modificar atitudes e motivar nova concepção da engenharia com criação de corredores de tráfego mais seguros, eliminando pontos de risco, além de investir em ações educativas para conscientização da sociedade deverão criar as condições para o Pnatrans entrar em vigor. “Com essas e outras ações, poderemos alcançar os resultados que todos esperamos, que é criar um trânsito mais humano, onde o respeito e a sustentabilidade possam imperar", ressalta Mag Gramacho, presidente do Comitê Gestor de Segurança Viária e do Cetran-BA que lidera a efetivação do Plano na Bahia.

Fonte: Detran Bahia

Foto: Itailuan dos Anjos - Detran-BA