Live comemora cinco anos de implantação do sistema de tramitação eletrônica do Estado
Live comemora cinco anos de implantação do sistema de tramitação eletrônica do Estado

Mais de 41,5 milhões de documentos e 3,5 milhões de processos gerados eletronicamente, eliminação do consumo de 522 milhões de folhas de papel e uma economia direta de R$ 104,5 milhões para os cofres públicos, além dos ganhos em agilidade e produtividade para a máquina pública. Estas são algumas das conquistas que estiveram em destaque na manhã desta quarta (30.03), durante a live de 5 anos do SEI Bahia, o sistema de documentos e processos administrativos digitais do Poder Executivo Estadual implantado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb).   

“O SEI Bahia é hoje uma referência nacional, um ponto de inflexão nas rotinas administrativas do Estado, mas que só se tornou possível graças à capacidade técnica da máquina estadual”, afirmou, na abertura do evento, o secretario da Administração Estadual, Edelvino Góes, ao ressaltar também as dimensões do sistema, que já é hoje a maior versão do SEI em memória armazenada, com 75 terabytes de dados. “Os números do SEI Bahia são muito expressivos, mas o mais importante são os ganhos que ele traz em eficiência, controle e transparência para a máquina pública”, acrescentou o secretário.

Também durante o evento, o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC Anderson Vasconcelos Prazeres fez uma apresentação sobre as novidades que estão previstas para o futuro do sistema, como os novos serviços que surgirão da integração do sistema com a plataforma SAC Digital e a versão 4.0 do SEI Bahia, que deverá estar disponível no final deste mês de abril. “O novo SEI terá um ambiente gráfico reformulado e vai permitir uma integração inédita entre os diversos órgãos da federação que utilizam o sistema”, ressaltou.

Já o coordenador do SEI Bahia, Márcio Souza aproveitou o evento para transmitir ao público uma série de boas práticas importantes para garantir o bom desempenho do sistema. “O SEI Bahia cresceu com sucesso nestes cinco anos, mas para que ele possa se manter de forma saudável e com alta performance, é preciso que os servidores utilizem o sistema de forma correta e funcional”, explicou Márcio, ao apresentar dicas importantes para o dia a dia dos usuários, como, por exemplo, a utilização do campo Especificação, durante a abertura dos processos.

Fonte: Ascom/Saeb

Foto: Minne Santos / Agência Alagoas