Mais de 650 brasileiros são multados por dia pelo uso do celular no trânsito

Já está mais do que comprovado que o uso do celular no trânsito é uma das principais causas de distração ao volante. No entanto, saber disso não é o suficiente para impedir que os condutores o utilizem. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) mostram que essa é uma das infrações mais flagradas no Brasil. A grande campeã ainda é o excesso de velocidade, mas talvez pelo fato de ser mais fácil de ser verificada (através de equipamentos eletrônicos de fiscalização). Basta sair às ruas, porém, para constatar que o número de pessoas que usam o celular ao volante é muito mais frequente do que a fiscalização consegue registrar.

De acordo com os números, retirados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) referentes ao ano de 2021, cerca de 675 brasileiros se arriscam todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigem, o que significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil. No total, foram registradas 246.438 infrações de trânsito por uso de celular no ano de 2021 no Brasil.

Ainda conforme o Renainf, entre os estados brasileiros que se destacam por acumularem os maiores números desse tipo de infração, São Paulo lidera concentrando mais de 22% dos registros nesse período, com 91.362 ocorrências. Em seguida vêm os estados de Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações contabilizadas, respectivamente.

Fonte: Portal do Trânsito

Foto: Depositphotos