Na Bahia, placa Mercosul é fornecida por 04 fabricantes e 100 estampadores credenciados ao Denatran

Quando os baianos de mídia circulam so com uma placa branca, o ano tem lugar em média, para concluir o processo de emplacamento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Atualmente, com uma obrigatoriedade da placa Mercosul para veículos novos e nenhum caso de transferência, o tempo de serviço foi reduzido para uma hora e meia.

Para realizar o primeiro emplacamento, é preciso pagar uma taxa de R $ 221,00 e solicitar uma placa Mercosul, que vem com QR Code para rastreabilidade, em uma das empresas credenciadas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os preços variam entre R $ 195 e R $ 240. Quatro fabricantes da área prima e 100 estampadores estão a operar na Bahia. Em seguida, uma pessoa pode fazer uma instalação da identificação do veículo no Detran ou com uma conta própria, já que o novo modelo não tem o mesmo significado de placa cinza.

No caso de transferência de propriedade, a taxa custa R $ 208,40 e o veículo precisa passar por uma vistoria. No Detran, uma avaliação eletrônica custa R $ 104,20 (carro) e R $ 72,94 (moto), enquanto nas empresas privadas o valor varia entre R $ 160 e R $ 180 para qualquer tipo de veículo.

Sobre os questionamentos feitos pelo Ministério Público, em relação ao número de empresas que precedem as placas do Mercosul no estado, o Detran afirma que têm prestado os esclarecimentos. "Todas as vezes que somos provocados para rebater supostas inconsistências no processo de emplacamento, vamos ao Ministério Público. O número de empresas cadastradas, em Brasília, para o número da placa Mercosul, tem correspondido à demanda, com a chegada de mais empresas, disse o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Fonte: Portal do Detran