PF afasta seis servidores da Agência Nacional de Mineração na Bahia

A Polícia Federal iniciou uma segunda-feira (28), uma Operação Terra de Mídia, que desarticulou um esquema de proteção dentro da Gerência Regional Baiana da Agência Nacional de Mineração (ANM-BA).

Durante a missão, seis servidores do orgão foram separados dos cargos, dentre os quais o atual Gerente Regional e os dois antecessores dele. Outros 22 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

No final de 2017, a Policia Federal identificou os servidores da ANM em Salvador para subsidiar o processo de antecipação do andamento de seus processos administrativos e de tomar decisões contrárias aos interesses do exercício que tornavam os pagamentos ilícitos.

Os indícios apontam, ainda, que os dirigentes do sistema atuam para o beneficiamento dos sistemas de controle de carga. Cerca de 60 policiais federais participam da ação.

Os investigados são responsáveis ​​por crimes de organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850 / 2013), com a doença passiva (art. 317, CP), prevaricação (art. 319, CP) e advocacia administrativa (art. 321, CP).

 

* com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier