Preço da Hora Bahia agora traz histórico de preços de combustíveis

Encontrar os melhores preços, conhecer os postos com as ofertas mais interessantes ao longo do tempo e economizar sempre na hora de abastecer o veículo ficou muito mais fácil com a nova funcionalidade do aplicativo Preço da Hora Bahia. Além de possibilitar a pesquisa de preços em tempo real, a versão 1.2 do aplicativo agora traz a opção de consultar o histórico de preços dos combustíveis de maneira simples e prática, permitindo que o usuário verifique a média de valores praticados nos últimos meses e desta forma possa identificar onde as ofertas que mais valem a pena costumam ocorrer.

O Preço da Hora Bahia está disponível na Apple Store, no Google Play e também pode ser acessado pelo site. Quem já possui o aplicativo precisa atualizá-lo para obter os novos recursos.

Para acessar o histórico de preços de combustíveis, basta abrir o aplicativo e clicar em “Combustíveis” e na sequência escolher entre gasolina, etanol, GNV ou diesel. A ferramenta irá rapidamente pesquisar os melhores preços nos postos localizados dentro do raio definido pelo usuário, que varia de um a 30 quilômetros. Na sequência, basta escolher um dos estabelecimentos e clicar em “Abrir Histórico”. O app apresentará quatro opções de consulta: a variação de preços do combustível escolhido diariamente e por mês, e o histórico de preços do estabelecimento selecionado também por dia e por mês.

Os dados são apresentados em um gráfico com duas linhas em cores diferentes que apresentam os preços médio e mínimo. Ao clicar em um ponto do gráfico serão apresentados os valores daquele período. Em outubro de 2020, por exemplo, o preço mínimo da gasolina na Bahia foi de R$ 3,88 e o médio de R$ 4,44.

“O consumidor tem em mãos uma ferramenta muito útil, que irá ajudá-lo a economizar. O gasto com os combustíveis normalmente pesa bastante no orçamento e com o Preço da Hora é possível localizar, rapidamente, o estabelecimento com menor valor e, a partir dessa nova versão, consultar o histórico de preços dos combustíveis em todo o estado ou no posto escolhido”, afirma o diretor de Produção de Informações da Sefaz-BA, Jadson Bitencourt.

O Preço da Hora Bahia permite que o consumidor pesquise os preços de todos os produtos comercializados no estado a partir de informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-BA. Atualmente, o aplicativo já conta com 367 mil usuários em todo o estado e possibilita a pesquisa de mais de 500 mil produtos.

Além da consulta ao histórico de preços de combustíveis, a nova versão do Preço da Hora Bahia trouxe a possibilidade de denunciar estabelecimentos que não emitam a nota fiscal ou pratiquem outras irregularidades, como preços abusivos, e a função de compartilhamento de preços pelas redes sociais, para que o usuário possa enviar promoções para amigos e familiares.

A denúncia pode ser feita ao clicar no botão “informar problema”, que permite ao consumidor enviar uma queixa diretamente para a Fazenda Estadual. É possível também relatar outros tipos de problemas, disponíveis em uma relação apresentada pelo aplicativo, e que inclui erros no endereço, no telefone ou no nome de determinado estabelecimento. Caso a lista não apresente a irregularidade que o consumidor quer reportar à Sefaz-Ba, é só escolher o campo “Outros” e digitar o problema encontrado.

Compartilhar com os amigos as promoções encontradas no Preço da Hora Bahia é muito fácil. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto.

Além das novas funcionalidades, o aplicativo também está de cara nova. O novo leiaute facilita a visualização de esclarecimento sobre preços que estão aparentemente bem abaixo do valor de mercado. Nesse tipo de situação, alerta a Sefaz-BA, é importante confirmar se os eventuais descontos exibidos continuam válidos e se são aplicáveis a todos os clientes.

“Os preços que aparecem no app são obtidos das informações de notas fiscais na medida em que são emitidas, mas o estabelecimento não é obrigado a garantir um valor que tenha sido praticado em promoção ou situações como vendas a usuários fidelizados, descontos por pagamento à vista, promoções-relâmpago, entre outras. O consumidor, portanto, deve ligar para a loja e confirmar se o preço permanece o mesmo. Isto pode ser feito diretamente do aplicativo, que exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal”, assinala o diretor de Produção de Informações da Sefaz-BA.

Fonte: Portal do Servidor
Foto: Honda HPoint