Restituição do Imposto de Renda começa a pagar nesta terça R$ 667 milhões

Contribuintes contemplados no lote de restituição residual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física dos Exercícios de 2008 a 2018 marque nesta terça-feira, 15, o crédito bancário. São 257.094 contribuintes que receberão R $ 667 milhões.

Desse no total, R $ 268,9 milhões são contribuições pagas para receber: 7,677 há mais de 80 anos, 45,899 contribuições entre 60 e 79 anos, 5,487 pessoas com deficiência física ou mental grave e 20,742 contribuições maiores de renda seja magistério.

Para obter uma declaração livre, o contribuinte deve acessar uma página da Receita na Internet, ligar para o recebimento de dados 146.

Na consulta à página de Receita, Serviço de CAC, é um exemplo disponível de acesso à declaração e verificação de inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar como inconsistências e fazer uma autorregularização, com entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, o aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta ao imposto de renda.

Um restituição não disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não faz parte do prazo, deve ser requerido por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, sem o pagamento do Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso não seja creditado, o contribuinte poderá concorrer a qualquer outra parte do Banco do Brasil 0088 (telefone especial para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

 

Fonte: Um Tarde