Rui anuncia parte do secretariado sem expectativa de grandes novidades

Está confirmado para esta terça-feira (29) o esperado anúncio da nova gestão do governador Rui Costa (PT). Marcada para as 12h, com transmissão através do Papo Correria, via Facebook, a divulgação oficial, que não deve trazer todos os nomes do novo secretariado, não tem expectativas de grandes novidades. Conforme o próprio Rui assegurou, não haverá aumento na quantidade de espaços dos partidos aliados neste segundo governo, apenas mudanças pontuais.

É dado como certo, no entanto, que o vice-governador João Leão (PP) tirará o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) das mãos do PT e emplacará ele próprio na titularidade da pasta, voltando atrás na decisão de não mais compor o secretariado. 

Para o PP, deve haver ainda a permanência da Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs). Não se sabe, entretanto, se da Secretaria de Planejamento (Seplan). Existe a cobiça também pela presidência da Embasa, que ficaria a cargo do atual comandante da Sihs, Cássio Peixoto. O nome de Luiz Augusto, uma das principais apostas do partido, contudo, não teria sido aprovado pelo gestor petista. 

Para a cota do PSD do senador Otto Alencar, duas pastas estariam demarcadas: a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), para o deputado federal eleito Charles Fernandes, e a manutenção da Secretaria de Infraestrutura nas mãos de Marcus Cavalcanti. 

O PT segue com o discurso de que não abre mão de manter sob sua tutela as atuais sete pastas desta gestão, exceto a SDE pelos arranjos. Como recompensa, deve incluir na sua conta a Secretaria de Educação (SEC), se o governador aceitar o nome de Jerônimo Rodrigues para o cargo. As negociações sobre o assunto estão avançadas. 

Com isso, o partido do governador pretende indicar nomes ainda para as pastas de Meio Ambiente (Sema), Cultura (Secult), Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), bem como a de Promoção da Igualdade Social (Sepromi), que deve manter Fábya Reis, Relações Institucionais (Serin), que pode permanecer sob o comando de Cibele Carvalho, e Desenvolvimento Rural (SDR). Para esta última, o deputado federal Josias Gomes surge como nome forte para geri-la. O deputado federal Nelson Pelegrino também não estaria descartado para a pasta da Justiça. 

Para o PR, o martelo estaria batido em torno da manutenção da Secretaria de Turismo (Setur), porém com mudanças. Nos bastidores, a informação é de que o atual secretário José Alves deixa o cargo, e a aposta estaria em torno do atual chefe de gabinete Benedito Braga, indicação do deputado federal José Rocha. O comodoro do Yacht Club, Marcelo Sacramento, teria tido seu nome indicado pelo deputado federal João Carlos Bacelar, mas acabou vetado por Rui. 

O PDT também segue com a Secretaria de Agricultura. Não se sabe ainda se sob a batuta de Andrea Mendonça. 

O PSB de Lídice da Mata deve permanecer com Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), hoje sob o comando de Nestor Duarte, e pode perder a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) para o atual gestor da Educação, Walter Pinheiro (sem partido).  O deputado federal Bebeto Galvão estaria na lista dos indicados pelos socialistas. 

O Podemos segue na briga pelo comando do Detran, cujas especulações são muitas, desde que assumiria o posto maior da autarquia um vereador até o Major Blanco.  

Aliado a isso, até o momento, sabe-se de concreto que Fábio Vilas Boas permanece na Secretaria de Saúde, Bruno Dauster na Casa Civil, Paulo Moreno na Procuradoria-Geral do Estado, André Curvelo na Comunicação e Manoel Vitório na Fazenda. Deve continuar também à frente da Secretaria de Segurança Pública, Maurício Barbosa. 

Com a indicação dos deputados federais, vale lembrar que, caso o cenário projetado se concretize, se beneficiam dois suplentes que não conseguiram a reeleição no pleito de 2018. São eles Joseildo Ramos (PT) e Paulo Magalhães (PSD). 

Notícia relacionadas:

Poucas horas antes de Rui anunciar secretariado, PP tenta bater martelo sobre Leão na SDE
Charles Fernandes deve assumir a Sedur; anúncio do secretariado ocorre nesta terça (28)
Rui Costa confirma permanência de Fábio Vilas Boas na Sesab
Rui quer nomes técnicos com "capacidade de compreensão da realidade política" para fechar secretariado
Pelegrino nega convite de Rui e confirma pré-candidatura para 2020
Rui não vai aumentar espaços de partidos no secretariado: ‘Não há por que fazer mudanças’
"Estou aguardando. Não posso antecipar nada", despista Paulo Magalhães sobre retorno à Câmara
Marcelo Nilo diz que PSB pode trocar Secti por secretaria "mais potente" no governo Rui Costa