Saeb altera calendário de recadastramento dos inativos para 2019

Os servidores inativos de 46 órgãos do Poder Executivo baiano, convocados a participar da primeira etapa do recadastramento da Previdência Estadual, terão prazo maior para realizar o procedimento este ano. O grupo, composto por mais de 14 mil pessoas, terão até 30 de março para atualizar seus dados funcionais e assegurar o recebimento de seus proventos. O novo cronograma do recadastramento de inativos para 2019 já está disponível no Portal do Servidor.

Com a prorrogação, as próximas etapas do recadastramento de inativos também terão seus prazos alterados e toda a operação será realizada, excepcionalmente, até outubro. As convocações dos demais grupos de servidores serão realizadas pela Superintendência de Previdência, ligada à Secretaria da Administração (Saeb), de forma gradativa via carta, notificação e mensagem de celular. A ação integra as políticas de controle do Governo do Estado para manter o equilíbrio das contas públicas.

 

Onde se recadastrar

O recadastramento pode ser feito em uma das 68 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigadas em Postos e Pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador. Ainda é possível realizar o atendimento por hora marcada em sete postos: Paralela, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Feira Centro II, Conquista II, Lauro de Freitas e SAC Servidor. O agendamento é feito no Portal SAC e pela plataforma do SAC Digital, disponível para aplicativo de celular e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br.

Para realizar o procedimento é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto atual (em bom estado de conservação), CPF e comprovante de residência atual (contas de água, luz ou telefone, preferencialmente). Por exigência do Governo Federal, também será necessário apresentar o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

O recadastramento de inativos do Estado ocorre anualmente. Não responder ao chamado da Superintendência de Previdência incorre na suspensão de créditos, que serão retomados de forma retroativa tão logo o recadastramento seja efetivado. Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor ou pelo call center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 ou 4020-5353.