Salvador recebe o primeiro monumento alusivo ao “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”
Salvador recebe o primeiro monumento alusivo ao “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”
 
A Federação Nacional das Associações de Detran (FENASDETRAN) presidida pelo Servidor do DETRAN-BA e diretor do SINDETRAN-BA Mário Conceição, Entidades e Órgãos parceiros inauguraram o monumento mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. O SINDETRAN-BA participou do evento, como entidade parceira, representado pela sua presidente Rita Tanajura, pelo Diretor Osmar Júnior e pelo Diretor Moises.

O local escolhido em conjunto com órgãos de trânsito e demais entidades foi o Dique do Tororó, próximo à Fonte Nova. Segundo o presidente da Fenasdetran, Salvador foi escolhida dentre as capitais brasileiras para receber o primeiro monumento nesta modalidade, já que que foi a única no Brasil a responder positivamente ao desafio da ONU de reduzir pela metade os óbitos de trânsito.

O memorial terá função mnemônica e pedagógica. "A ideia é que se torne espaço de visitação de estudantes, entidades da sociedade civil organizada, especialistas do setor e toda a população local. Uma homenagem justa e necessária a todos que perderam a vida no trânsito brasileiro e mundial", acrescenta Mario Conceição, idealizador do projeto. O monumento de concreto e aço inox com cerca de três toneladas, simbolizará o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito e a solenidade de inauguração terá a Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Bahia e representações de diversos setores sociais, autoridades civis e militares.

São parceiros no projeto as entidades e órgãos Vida no Trânsito, PM/BA, CTBTS, SINDETRAN, ABRAMET, ABRAPSIT, CREA/BA, ICEBRAS, ISTB, Grupo Fraterno Filhos Eternos e Comissão de Direito do Trânsito da OAB/BA e a CEATV (Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida). A edificação do monumento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia através do DETRAN-Ba, Polícia Militar e da CONDER. A Prefeitura Municipal do Salvador, através da Transalvador, atuou em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESAL).

No Brasil, a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito tornando-se uma das principais causas de mortes de crianças e jovens em todo o mundo. Globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano. Por iniciativa da FENASDETRAN, CEATV – Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida, entidades e Órgãos parceiros, a data foi celebrada em Salvador pela primeira vez em 2012. A partir daí, várias ações foram ampliadas e com novas adesões.

Fonte: Detran Bahia