Solução tecnológica permite avanço da Bahia no atendimento às exigências do eSocial

O RH Bahia – sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado – está ajudando o governo baiano a avançar com agilidade no atendimento às exigências do eSocial, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas do governo federal. Depois de integrar um seleto grupo de Estados que cumpriu à risca em 2018 o cronograma das primeiras etapas do projeto, realizando no prazo o envio dos dados das empresas públicas, a Bahia já está na dianteira também nos preparativos para garantir, até julho de 2021, o início dos envios dos órgãos da administração direta. Instituído por meio do Decreto nº 837Sist3/2014, o eSocial permite que os empregadores comuniquem ao governo federal, de forma unificada, as informações relativas a trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outras.

No caso da administração pública estadual, a transmissão eletrônica dos dados para o sistema federal vem sendo viabilizada por meio de um módulo inserido no RH Bahia, a versão customizada do módulo de Recursos Humanos do software alemão SAP utilizada hoje pelas unidades da administração estadual. “O RH Bahia está sendo essencial para o sucesso da nossa adesão ao eSocial por diversos fatores”, explica Edcássia Souza, que atua como líder técnica do projeto eSocial Conexão Bahia – uma iniciativa da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados (Prodeb) com o objetivo de adequar o governo estadual às mudanças promovidas pela iniciativa federal. Entre outras coisas, diz ela, a tecnologia SAP garante um “sistema com infraestrutura robusta”. Outra vantagem decorre do fato do RH Bahia ter automatizado mais de 90% dos processos de RH do Estado.

“O atendimento ao layout para envio dos eventos do eSocial ficou muito mais fácil porque grande parte das informações já estavam estruturadas e integradas no SAP”, explica Edcássia, ao citar também a importância do saneamento de dados realizado durante a implantação do RH Bahia, que ajudou na performance de atendimento às exigências do eSocial. De acordo com a líder técnica, a maioria dos demais Estados teve que investir na aquisição de novos softwares ou realizar ajustes maiores em seus sistemas informatizados. “No caso do RH Bahia, a customização pôde ser feita de forma mais rápida, o que nos permitiu realizar as modificações em tempo hábil para cumprir as obrigações legais exigidas pelo governo federal", completa.

Consultora da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), onde o eSocial já é adotado desde 2018, Andrea Maia ressalta o fato de que o RH Bahia tem interface e total aderência ao eSocial. “É um ganho para o Estado a tranquilidade de saber que as exigências de envio das informações estão sendo cumpridas”, opina Andrea. A consultora ressalta ainda a segurança proporcionada pelo sistema, que realiza uma auditoria automática apontando possíveis erros durante o envio. “Desse modo, nós conseguimos tratar os erros antes do envio final, o que garante mais conforto para as equipes de RH”, explica.

O depoimento coincide com a experiência relatada pela chefe do setor de Recursos Humanos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Alessandra Bittencourt da Costa. “Como o próprio sistema faz uma análise crítica dos dados enviados e as informações estão todas integradas, a probabilidade de erros é mínima”, avalia. No início da implantação, Alessandra confessa que a complexidade das rotinas de envio chegou a gerar alguma preocupação, mas o suporte dado pela equipe de implantação e a própria experiência com a ferramenta fizeram com que os desafios fossem superados rapidamente. “O fato de utilizarmos um sistema com o qual já estávamos familiarizados também ajudou muito: hoje o envio dos dados é algo incorporado à nossa rotina com muita tranquilidade”, conclui.

Foto: Sesab