Vai de camarote? Veja dicas do Procon para curtir a festa sem sustos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) faz ações preventivas nos principais circuitos do Carnaval de Salvador, desde o dia 13 de janeiro.

Até agora, 22  camarotes  procederam para o uso nos circuitos. São eles: Harém, Salvador, Clube, Skol, Villa Mix, Nana, Banda Planeta, Camarote.com, Polícia Militar (Ondina), Polícia Militar (Campo Grande), Via Folia, Mirante de Ondina, Casa da Barra, Pier 345, Camarote Maré Alta, Expresso 2222, Premier, Espaço Universitário, Axé Brasil, Camarote Rota, Cabana da Barra (Marinha do Brasil) e Varandas Boteco.

Por enquanto, um macarrão municipal emitiu 39 para os camarotes. As atividades diárias são intensificadas nas quartas-feiras e nos sábados. Na fiscalização, as funções de montagem são expostas e são revisadas. 

Os slides devem estar atentos aos horários de carregamento e descarregamento, segurança dos transportes, não-ocupação dos destinos e sistemas como proteção contra incêndio, rota de fuga e sinalizadores. 

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também realiza fiscalizações nos circuitos. A primeira fase verificou pontos de venda para coibir práticas abusivas, como precificação e informações. Um grupo foi notificado até o momento. A próxima visita do Procon irá verificar a acessibilidade dos camarotes.

Dicas
A pedido do Correio, o Diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, listou Dicas e Cuidados Que o consumidor DEVE ter na hora de comprar o Acesso a hum camarote. Confira:

1. Compre  ingressos e abadás de lojas oficiais. Evite comprar na mão de atravessadores (cambistas). As lojas oficiais são fiscalizadas pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e é mais seguro comprar por lá. Evite produtos falsos.

2. Guarde  comprovantes e prints da compra. Na hora de comprar o camarote, o bloco ou o serviço, garantir todos os comprovantes possíveis. Desde os pedidos das ofertas (se é tudo incluído, open bar), até notas fiscais. As informações são importantes, caso haja algum descumprimento.

3. Cuide  do orçamento doméstico. O consumidor deve consumir de forma consciente, sem comprometer o orçamento doméstico.

4. Fique  de olho nas reclamações comuns. As reclamações dos consumidores costumam ser descumprimentos do ofertado, seja marca de bebida, seja produto vencido. Preste também ao tempo do camarote.

5. Denuncie.  Utilize o aplicativo Procon BA Mobile para obter qualquer denúncia à Superintendência. Há uma opção para anexar fotos de provas, por exemplo. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Correio24 horas