Voluntários são capacitados para o projeto de busca ativa solidária

Empatia, comunicação, diversidade, humanização no atendimento ao público, acessibilidade, simpatia. Essas foram algumas das temáticas abordadas durante a capacitação realizada pela Secretaria da Administração (Saeb), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), aos voluntários da Plataforma Bahia.Estado Voluntário que atuam no posto SAC Bela Vista, no projeto piloto de busca ativa solidária. O projeto de busca ativa solidária tem a finalidade de divulgar o programa Bahia.Estado Voluntário e com isso conseguir engajar mais pessoas nessa rede de solidariedade. Dessa forma, os voluntários tiram dúvidas a respeito da plataforma de voluntariado, explicam como é feito o processo de cadastro dos projetos sociais e orienta sobre como as pessoas podem fazer suas inscrições e se tornarem voluntárias também. 

A capacitação ocorreu no auditório do prédio Saeb-Setre, no Centro Administrativo da Bahia, e contou com dinâmicas em grupo e aulas dialogadas, com a participação de funcionários da Rede SAC, dos voluntários e com a presença da coordenadora do programa Bahia.Estado Voluntário, Kátia Camillo, que na oportunidade, explicou qual o objetivo da iniciativa. “Nossa missão hoje é apresentar o modelo de qualidade no atendimento da Rede SAC para esses voluntários que já estão atuando em um dos postos na capital”, disse. Bruna Santiago é diretora de Gestão da Qualidade do SAC e ressaltou a importância da capacitação para os voluntários. “Esse trabalho é pautado no cuidado, zelo e empatia, buscando sempre levar aos participantes um conteúdo rico e que agregue valor profissional e pessoal.

Nosso treinamento consiste em disseminar o Padrão SAC de Atendimento, aperfeiçoando o desempenho desses voluntários que atuarão na linha de frente em parceria com as equipes do posto alcançando mais resultados”, completou. A assistente social e voluntária no SAC Bela Vista, Lília Silva, elogiou a capacitação e falou sobre a relevância do voluntariado em sua vida. “Sinto uma felicidade muito grande em servir ao próximo. Ajudar quem precisa é gratificante, principalmente quando viabilizamos algo que é de direito da pessoa, isso nos modifica por dentro. Estou gostando muito da experiência, aprendendo cada vez mais”, explicou.

Fonte: Ascom/Saeb

Foto: Vittude