Brasil reduziu, entre 2010 e 2018, em 32% a mortalidade por lesões de trânsito
Brasil reduziu, entre 2010 e 2018, em 32% a mortalidade por lesões de trânsito

As lesões de trânsito estão entre as principais causas de morte em adultos em todo o mundo. No Brasil, entre 2010 e 2018, houve redução de 32% nestes óbitos, todos os estados apresentaram redução de óbitos, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. No ano de 2018, a taxa de mortalidade por lesões de trânsito foi de 14,8 óbitos por grupo de 100 mil habitantes e em 2010, a taxa do país era de 21,8 óbitos a cada 100 mil habitantes.

Em algumas capitais, a redução foi superior a este percentual, de modo que cinco delas já alcançaram a meta global de redução de 50% dos óbitos por lesões no trânsito: São Paulo (-72,5%); Aracajú (-57,8%); Fortaleza (-51,2%); Recife (-50,4%); Rio Branco (-50,0%); enquanto outras estão próximas de alcançar esta meta: Goiânia (-49,9%); Maceió(-49,2%); Porto Velho (-49,2%); Boa Vista (-44,8%); Belo Horizonte (-44,7%); Salvador (-43,0%); e Macapá (-42,0%). Em números absolutos, em 2018 foram registrados 32.655 óbitos por lesão de trânsito no país, enquanto em 2010 o total de óbitos foi de 42.844.

A maior redução registrada nesse período, segundo condição da vítima, foi entre os mais vulneráveis das vias, no caso os pedestres, com 49,3% de redução nas taxas de óbitos por 100 mil habitantes. A taxa de ocupantes dos veículos teve redução de 27%. Já as taxas de mortalidade de ciclistas apresentaram redução de 23,4% e a de motociclistas tiveram redução de apenas 3%, para o mesmo período, entre 2010 e 2018. A região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de mortalidade, de 20,6 óbitos por 100 mil habitantes, seguida da região Sul com taxa de 17,5. Na outra ponta, a menor taxa foi a da região Sudeste com 11,3 óbitos por 100 mil habitantes.

Entre os estados, em 2018, Tocantins apresentou a maior mortalidade por lesões de trânsito no Brasil com 29,6 óbitos/100mil habitantes. A menor taxa foi observada no Amapá, 8,8 óbitos/100mil habitantes. Em relação aos óbitos de pedestres vítimas do trânsito, o estado do Amazonas apresentou a maior mortalidade (3,8 óbitos/100 mil habitantes), enquanto a menor mortalidade foi observada no Rio Grande do Norte (1,3 óbitos/100mil habitantes). Já a mortalidade de motociclistas nos estados do Brasil variou entre 2,3 óbitos/100 mil habitantes no Distrito Federal e 18,4 no Piauí. As faixas etárias com maior mortalidade por lesões de trânsito em 2018 foram de 20 a 29 anos e maior que 70 anos, ambas com 21,2 óbitos/100mil habitantes.

Fonte: Metro 1
Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo