Capacitação vai preparar 300 servidores para operar o CAF Digital

A Secretaria da Administração (Saeb) vai capacitar 300 servidores estaduais para utilizar o sistema do Cadastro Unificado de Fornecedores Digitalizado (CAF Digital). Foi iniciada uma turma do Curso de Capacitação para Operacionalização do CAF Digital, com 30 inscritos. Ao todo, serão 10 turmas formadas até junho. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail capacitacao.srl@saeb.ba.gov.br. O curso faz parte das ações de disseminação do CAF Digital, sistema que permite aos fornecedores do estado fazer ou atualizar seus cadastros pela internet, de forma 100% digital, utilizando apenas um computador ou um dispositivo móvel como celular.

Aqueles que ainda não são fornecedores do estado, mas pretendem fornecer produtos ou serviços para a administração estadual, também precisam se cadastrar utilizando o CAF Digital. O cadastro de fornecedor é uma exigência legal. Antes do CAF Digital, para fazer o cadastro, interessados em fornecer para o estado precisavam reunir a documentação em papel e levar até um das unidades do Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF). Outra opção era enviar pelos correios ou e-mail. 

Curso – A capacitação possui carga horária de 4h, podendo ser no formato presencial ou online. Os cursos são ministrados por César de Araújo Gomes, que está à frente da Coordenação de Gestão do Cadastro de Fornecedores (CGCF) e Danilo Silva de Jesus, analista da CGCF, unidade vinculada à Superintendência de Recursos Logísticos da Saeb. Na grade da capacitação estão assuntos como introdução ao Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado da Bahia; normativos que regem o CAF; qualificação técnica para registro no CAF; integrações do CAF e suas rotinas. Os alunos também serão submetidos a exercícios práticos para ajudar na fixação dos temas.

Ao final do curso, os servidores terão conhecimento sobre o Cadastro Unificado de Fornecedores e estarão aptos a utilizar o CAF Digital, ferramenta que visa conceder maior celeridade no processo de inscrição e atualização cadastral de fornecedores. Os servidores que passarem pela capacitação ficarão aptos para realizar o cadastro ou fazer atualizações cadastrais de empresas ou pessoas físicas que estão em processo de licitação ou de contratação com o Estado. As unidades da administração pública devem efetuar o cadastro ou atualizá-lo, utilizando a documentação apresentada pela empresa no processo licitatório ou de contratação. O cadastramento ou atualização cadastral de empresas e de pessoas físicas, feitos pelos servidores dos órgãos estaduais, vai dar celeridade aos processos de contratação do Estado. Também irá evitar retrabalho das empresas e pessoas físicas que estão participando de algum tipo de processo.

Inscrição - O curso teve uma grande procura de servidores estaduais. As dez turmas já fechadas têm um cronograma até o fim de junho. Interessados na capacitação devem solicitar que o dirigente do seu órgão encaminhe o pedido de inscrição para o endereço eletrônico capacitacao.srl@saeb.ba.gov.br. A solicitação deve ser enviada juntamente com os seguintes dados: secretaria onde trabalha, unidade, nome completo, matrícula, CPF, e-mail corporativo, além do seu telefone de contato e o e-mail chefe imediato. A confirmação está condicionada à disponibilidade de vagas e obedecerá a ordem cronológica das solicitações. Dúvidas relacionadas ao cronograma de capacitação poderão ser esclarecidas (71) 3115-3185.  

Fonte: Ascom/Saeb

Foto: A Tarde