Com o abastecimento procura por vacina pentavalente lota postos de Salvador

Com o abastecimento de 7,5 mil doses da vacina pentavalente, a procura nos postos de vacinação foi intensa. Por outro lado, o início da campanha de vacinação contra o sarampo, foi marcada pela baixa procura. A pentavalente está sendo ofertada em 26 unidades da rede municipal e deve ser administrada em três doses, para crianças de 2, 4 e 6 meses de idade. Com um número de vacinas disponíveis abaixo da rotina mensal, que é de 12 mil doses, a quantidade chega para suprir a falta de vacinas que marcaram os postos de vacinação na capital.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que a falta de vacina foi gerada por um desabastecimento nacional, após reprovação do controle de qualidade por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) dos lotes do imunobiólogico, o que impediu a distribuição das doses por parte do Ministério da Saúde. “Além da rotina mensal ser maior, há demanda reprimida de crianças ainda não vacinadas e 7,5 mil doses não são suficientes para atender a demanda, mas é o que nós temos. Logo que recebemos a vacina, disparamos para as unidades para que tivessemos um controle do estoque e que a população encontrasse nos postos”, contou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis. Ela também informou que não é possível estimar quantos dias vão durar as doses e quantas doses virão na próxima remessa.

Renata Barbosa, 31, levou o pequeno Samuel, de 2 meses, para tomar a vacina pentavalente no Multicentro Dr. Adriano Ponde, em Amaralina. Ela relatou que já vinha procurando a vacina há alguns dias, mas só ontem conseguiu. "A vacina está disponível, mas tive alguma dificuldade de encontrar, já tinha mais de 15 dias procurando". A vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria da influenza tipo B. No Quinto Centro de Saúde, no Garcia, a procura pela pentavalente foi bem maior, em comparação à vacinação contra o sarampo. Denise do Nascimento, 34, contou que já estava procurando a vacina há cerca de 1 mês. “Estava esperando há muito tempo, só aqui no quinto centro, eu vim umas três vezes. Hoje de manhã, quando vi que estava vacinando, vim correndo para garantir”. Ela levou o filho Moisés, de 6 meses, para garantir a dose da pentavalente.

Fonte: A Tarde
Foto: Paulo Almeida / SMS