Com seis anos sem recomposição salarial, trabalhadores não têm o que comemorar no Dia do Servidor Público
Com seis anos sem recomposição salarial, trabalhadores não têm o que comemorar no Dia do Servidor Público

A data de 28 de outubro, próxima quinta-feira, é consagrada como o Dia do Servidor Público. A AFPEB – Associação dos Servidores Públicos da Bahia, entidade de classe com 103 anos, uma das primeiras do gênero no Brasil, lamenta que a categoria não tenha o que comemorar. Os servidores do Estado da Bahia estão há seis anos sem recomposição salarial. Apesar do momento difícil, a Associação vai realizar um evento para marcar o Dia do Servidor, na sua sede social, em Lauro de Freitas, no dia 1º de novembro, das 10 às 17h.

A vice-presidente da AFPEB, Diana Simões, afirma que, neste período sem atualização, os trabalhadores do Estado já acumulam mais de 37% de perdas. “Enquanto isso, há serviços essenciais que dobraram de custo. Neste cenário, está muito difícil para o servidor público sobreviver”, afirma a dirigente. Ela acrescenta que a data base da categoria deveria ocorrer anualmente no mês de janeiro. “Infelizmente é uma situação sem precedentes de descumprimento à atualização salarial”.

A AFPEB iniciou um movimento que reúne várias entidades de classe de servidores da Bahia, visando a recomposição salarial. A partir da integração desses sindicatos e associações, foi gerado um abaixo assinado eletrônico, que já ultrapassa a seis mil assinaturas. “Estamos solicitando o apoio de pessoas de todos os segmentos da sociedade, independentemente de serem ou não servidores públicos, para que apoiem essa batalha. Queremos que o Governador da Bahia inicie a negociação visando cobrir as perdas inflacionárias”, afirma a vice-presidente. O link para assinar é o seguinte: https://bit.ly/3FX0Bfh.

Integram o movimento pela atualização dos vencimentos a AFEB, ATEBA, ASPOC, ASBAC, FETRAB, AJUPROF, ASFATE, ASFI, IPAC, SINDETRAN, SUP, ASDERBA, SINTAJ-BA, FUNDAC e AFPEB, entre outras entidades da Bahia.

O presidente da AFPEB, Carlos Kruschewsky, comenta que, mais do que nunca, a categoria tem que se fortalecer. “Precisamos estar juntos. Por isso, apesar de tudo, estaremos marcando a data, com o tradicional evento do Dia do Servidor, no nosso clube”, afirma. O evento ocorrerá em 1º de novembro, devido à transferência de feriado para esta data, pelo Governo da Bahia.

Fonte: Bahia 1
Foto: Bahia 1