Corra pro Abraço inicia inscrições para terceiro módulo da Capacitação em Redução de Danos
Com o tema Interseccionalidade: Gênero, raça e classe na perspectiva do cuidado, o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), abre inscrições para o terceiro módulo da Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis. A formação será realizada no dia 06/08, das 14h às 17h.
Este módulo busca evidenciar a importância da interseccionalidade entre gênero, raça e classe para pensar a pessoa humana e seus trânsitos de identidade em relação às violências das opressões. A facilitação será feita por Claudenilson Dias, bacharel em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e militante pelos direitos humanos de pessoas LGBTQIAP+ e na luta contra HIV/AIDS, e Nzinga Mbandi, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA (PPGNEIM/UFBA) e pesquisadora das vivências das mulheres nos reinados em Minas Gerais, tradição cultural de sua raiz familiar.
A mediação fica por conta de Deise Fatuma, percussionista, mestra pelo PPGNEIM/UFBA e assistente social no Corra pro Abraço Juventude, e Edicarla Macedo, cientista social pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e supervisora de campo no programa. A discussão deste módulo articula a necessidade por acesso a direitos e as perspectivas de cuidado diante do racismo, do sexismo, do elitismo e da LGBTQIAP+fobia. A programação do curso também é composta por intervenção artística, desta vez com apresentação da poeta Myriam Santana.
Por meio de uma abordagem transdisciplinar, o módulo tem carga horária de 8h e certificação individual. Ao longo de mais 12 módulos previstos, a Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis terá uma carga horária total de 120 horas. A inscrição em um módulo não garante a inserção dos participantes no seguinte. A cada novo módulo, um formulário de participação será divulgado pelas redes do Programa Corra pro Abraço;
As atividades acontecem em modalidade online, na plataforma Microsoft Teams, com momentos síncronos (aulas em formato de bate-papo) e momentos assíncronos (estudos de caso, leitura e elaboração de conteúdos complementares). As primeiras edições do ciclo de Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis aconteceram entre os anos de 2017 e 2019, e contaram com a participação de importantes agentes das Redes de Cuidado e Atenção às populações vulneráveis de Salvador.
Pela característica online/remota desta edição, as vagas estão abertas para pessoas de todo o Brasil, com inscrições gratuitas e abertas até o preenchimento das turmas. A capacidade por turma é de 150 pessoas. A capacitação é uma realização do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante.
Fonte: Portal do Servidor
Foto: Justiça Social Bahia