CRLV impresso em A4 causa desconfiança em países que fazem fronteira com o Brasil
Atualmente no Brasil, o documento do veículo, chamado Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é emitido no formato digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou impresso em uma folha comum de papel A4. O documento não é mais emitido em papel moeda. Essas mudanças, que têm o objetivo de desburocratizar a emissão do CRLV, vêm causando confusão, principalmente para quem pretende se deslocar para países vizinhos ao Brasil.
O Portal do Trânsito recebeu a informação de que o CRLV impresso em formato A4 está sendo visto com desconfiança pelas autoridades aduaneiras. E, nesse sentido, muitas vezes não está sendo nem aceito. De acordo com o internauta Eduardo Hora Querois, que passou pela situação, muitos viajantes, com veículos próprios, têm enfrentado problemas durante o ingresso em outro país. “A alegação da autoridade aduaneira do país no qual o viajante pretende ingressar, tem sido a impossibilidade de verificar a autenticidade do CRLV apresentado pelo proprietário do veículo. Isso porque hoje temos o CRLV impresso em uma folha de papel comum”, explica.
Questionamos a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que não respondeu sobre o documento impresso, mas orientou a utilização do CRLV digital. Conforme o órgão, a Senatran esteve com autoridades da Argentina e Paraguai (porém existem outros países que fazem fronteira com o Brasil) e apresentou o app VIO, nos idiomas português e espanhol. Esta ferramenta permite às autoridades de trânsito estrangeiras fazer a verificação da documentação, tanto do veículo como da habilitação dos condutores brasileiros.
A orientação da Senatran, então, é que o brasileiro apresente o documento digital. Além disso, informe a a possibilidade de validação pelo VIO. O aplicativo, de acordo com o órgão, está disponível em todas as lojas de aplicativo (Android e iOS), em língua espanhola.
Fonte: Portal do Trânsito
Foto: Divulgação Detran/MS