Curso ensina métodos de gestão do tempo a servidores estaduais
Você já teve a sensação de que as horas do dia passam rápido demais e que nunca há tempo suficiente para realizar as tarefas que se acumulam à sua frente? Durante a pandemia, a bibliotecária, professora universitária e terapeuta holística Marivaldina Bulcão notou queixas recorrentes entre os colegas que tentavam equilibrar as demandas dos afazeres de casa com o trabalho em home office. Pensando neste cenário, a profissional montou o curso on-line Gestão do Tempo, que está com inscrições abertas para o funcionalismo público estadual de 16 a 21 de agosto, por meio do Portal do Servidor.
Iniciativa da Coordenação de Valorização do Servidor da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o treinamento será ministrado no período de 23 a 26 de agosto, com atividades das 14h às 17h, por meio da plataforma de webconferência MS Teams. O objetivo é oferecer aos participantes estratégias e ferramentas para aumentar a produtividade e superar a procrastinação.
Para tanto, a professora - que tem formação em Programação Neurolinguística e Mestrado em Ciência da Informação - irá apresentar uma trilha de conteúdos que inclui, entre outras coisas, reflexões sobre Chronos e Kairós, - os deuses gregos que refletem diferentes conceitos do tempo (cronológico versus qualitativo) - e a apresentação de aplicativos e técnicas de gerenciamento do tempo, como o Método Pomodoro, que aposta na divisão do fluxo de trabalho em blocos de tempo, para estimular a concentração.
"Quando nós colocamos 100% da nossa dedicação a cada momento, nós conseguimos alcançar mais resultado em menos tempo, e a vida fica muito mais leve", conta a terapeuta, que é analista universitária da UNEB e atua como instrutora interna no Estado. Outra palavra-chave para uma melhor gestão do tempo, em sua opinião, é disciplina.
"Uma dica simples é, logo após acordar, enquanto arruma a cama, fazer uma lista dos afazeres do dia, e colocar no papel, para monitorar o cumprimento de cada tarefa", revela. Já contra o hábito da procastinação, a sugestão de Marivaldina é dividir a tarefa complicada ou difícil que se deseja evitar em etapas, para que o trabalho se torne menos árduo. Estas e outras dicas ela garante que coloca em prática na própria rotina, dividindo seu tempo entre múltiplas tarefas. Além de bibliotecária e terapeuta holística, Marivaldina é massoterapeuta, cromoterapeuta e cristalterapeuta, e especialista em. Metodologia de Educação a Distância, Educação Profissional e Retorica e Oratória da Língua Portuguesa.
Mais informações sobre o curso de Gestão do Tempo podem ser obtidas pelos telefones 3115-1558 e 3115-1553.
Fonte: Portal do Servidor
Foto: Guia do Estudante