Década de Ação pela Segurança no Trânsito termina em 2020

Em 2020, chega ao fim a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que conclamou governos de todo o mundo para o compromisso pela redução no número de acidentes nas vias em até 50%, no período de dez anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes nas ruas e estradas são a nona causa de morte no planeta, responsáveis por cerca de 1,25 milhão de óbitos e entre 20 e 50 milhões de feridos e sequelados, por ano. A OMS coordena os esforços dos países ao longo da década e monitora os progressos em níveis nacional e internacional, além de dar apoio às iniciativas relacionadas à segurança viária. Tolerância zero para o consumo de bebida alcoólica entre os motoristas e a consolidação da cultura do uso do capacete e do cinto de segurança, por condutores e passageiros, estão entre as ações priorizadas pelos governos.

No Brasil, dados parciais do Ministério da Saúde e da Seguradora Líder, que administra o seguro DPVAT, apontam uma tendência de diminuição no número de acidentes, a partir de 2014, mas ainda é necessário aguardar os dados consolidados até o final do prazo estabelecido pela ONU, para sabermos se o país conseguirá cumprir a meta. Especialistas acreditam que o trânsito brasileiro ainda vai precisar de mais tempo para alcançar a redução de metade das ocorrências nas vias, em todo o território nacional, mas que irão aparecer resultados satisfatórios em alguns estados.

Fonte: Detran Bahia
Foto: Detran Bahia