Detran-BA adere ao Programa de Gestão de Riscos da AGE/Sefaz

O Detran-BA formalizou interesse em aderir ao Programa de Gestão de Riscos (PGR)  junto à Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), e indicou servidores para integrar o Comitê de Gestão de Riscos (CGR), que atuará na implementação das ações do programa contando com consultoria e supervisão técnica da AGE, no desenvolvimento de cada etapa. 

Os servidores que participam das etapas do Programa de Gestão de Riscos passarão por treinamentos na Universidade Corporativa da Sefaz, com o objetivo de desenvolver a metodologia a ser aplicada na identificação e análise, definição de respostas e adoção de medidas de controle e monitoramento dos riscos. 

O objeto a ser trabalhado no Programa de Gestão de Riscos está ligado diretamente à melhoria da gestão do trânsito e, ao final de três meses, serão apresentados os resultados dos estudos através da conclusão do Plano de Controle.  

O Programa de Gestão de Riscos foi instituído na Bahia em 2018, sob a coordenação da Auditoria Geral do Estado e está disciplinado pela Portaria SEFAZ 162/2018. Programas semelhantes já foram implantados em órgãos da União e em diversos Estados da Federação e se constituem em uma ferramenta reconhecida para utilização de boas práticas e aperfeiçoamento da gestão, cuja adoção vem sendo recomendada pelos órgãos de Controle, a exemplo do Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Tribunais de Contas dos Estados. 

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, ressaltou a importância do PGR para a manutenção da integridade e reputação do Departamento. “A articulação entre as atividades de planejamento e controle produzem um importante diferencial que impacta os cidadãos. A capacitação dos servidores e o monitoramento pela unidade aderente agrega maior valor às instituições governamentais”. 

Fonte: Detran Bahia

Foto: Detran Bahia