Elsimar Coutinho, médico cientista, morre aos 90 anos após complicações da Covid-19
Elsimar Coutinho, médico cientista, morre aos 90 anos após complicações da Covid-19

O médico Elsimar Metzker Coutinho, de 90 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, morreu nesta segunda-feira (17). Ele foi internado no dia 20 de julho, no Hospital Aliança, em Salvador, após apresentar caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da Covid-19. Quase 10 dias depois, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Nascido em 18 de maio de 1930, na cidade de Pojuca, interior da Bahia, Elsimar era filho do médico Elsior Coutinho. Elsimar dizia que a profissão foi uma espécie de herança do pai que, além de médico, era farmacêutico e professor de farmacologia. Seguindo os passos do pai, se formou primeiro em farmácia e bioquímica, em 1951, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Quatro anos depois, em 1956, concluiu o curso de medicina na mesma universidade. Fez pós-graduação em Endocrinologia pela Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova Iorque, EUA.

* * *

"Um grande homem que se foi"

Morre hoje, dia 17 de agosto de 2020, Dr. Elsimar Metzker Coutinho (Pojuca, 18 de maio de 1930 - São Paulo, 17 de Agosto de 2020).

O mundo é hoje um lugar melhor porque o senhor existiu e o tornou mais belo, amigável e justo para quem um dia cruzou na sua vida.

Hoje seu coração não bate mais neste mundo, mas o senhor será para sempre recordado com um grande homem! Foi um privilégio conhecer uma pessoa tão maravilhosa.

O Senhor foi um cientista, professor, médico ginecologista e personalidade televisiva, e  brasileiro ímpar. Pode ter certeza que jamais será esquecido. Pois pessoas assim especiais acabam por se tornar imortais.

Descanse em paz e se puder sinta orgulho do bem e de todos os ensinamentos valiosos que deixou a tantas pessoas. Até um dia.

Rita Tanajura

 

Foto: Reprodução / LuLacerda - IG