Estado alcança marca de 5 milhões de processos eletrônicos instaurados no SEI Bahia
A funcionária pública Andréa Gonçalves estava em mais um dia comum de sua rotina de trabalho, quando abriu um processo eletrônico para aquisição de material para Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). Ela não sabia que tinha ultrapassado um marco histórico na administração pública do Estado, acabara de instaurar o processo de número 5 milhões no Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia). O número revela a consolidação do SEI Bahia como uma ferramenta de modernização da máquina pública que vem promovendo uma revolução na gestão estadual.
O SEI Bahia foi implantado pela Secretaria da Administração (Saeb) a partir de 2017. O sistema foi instalado gradativamente nos órgãos da administração direta, indireta e nas empresas e fundações do estado. Seis anos depois, o SEI Bahia está consolidado no estado e apresenta números superlativos: o estado deixou de utilizar 762 milhões de folhas de papel ofício, gerando uma economia total de R$ 152 milhões, incluindo gastos com impressão, transporte, material de escritório, dentre outros.
Além da economia para os cofres públicos, o SEI Bahia proporcionou mais eficiência para o estado, com ganhos de produtividade relevantes. A tramitação dos processos é muito mais rápida (porque tramitam eletronicamente ao invés de tramitar fisicamente), mais de um usuário pode trabalhar no processo simultaneamente, o SEI Bahia conta com módulo de assinatura digital, peticionamento eletrônico, dentre outras facilidades.
O SEI Bahia foi desenvolvido Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido sem ônus para a Secretaria da Administração, que adaptou o sistema às suas necessidades, em parceria com a Prodeb. Com a iniciativa, o Estado deixou de consumir mais de 762 milhões de folhas de papel, o que proporcionou a preservação de mais de 38 mil árvores. "A Bahia foi pioneira entre os Estado porque foi a primeira a solicitar a cessão de uso do SEI ao TRF4. Agora, com os números alcançados pelo sistema, nós confirmamos o êxito da nossa estratégia de implementar o software no estado", comentou o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. O sistema já está hoje em órgãos como ministérios, Controladoria Geral da União, Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros.
Fonte: Ascom Saeb
Foto: CRYPTOID