Governo baiano alerta 6 mil aposentados e pensionistas para prazo da prova de vida
Governo baiano alerta 6 mil aposentados e pensionistas para prazo da prova de vida

Os aposentados, pensionistas e servidores da reserva e reforma do Estado que aniversariam no mês de maio têm até o próximo dia 31 para evitar eventuais bloqueios no pagamento de seus benefícios, por meio da realização da prova de vida. De acordo com a Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), dos mais de 12 mil beneficiários convocados pelo órgão no início do mês para fazer a prova de vida, 6.012 ainda não compareceram para realizar o procedimento.

O cronograma da Previdência estabelece que os beneficiários devem se submeter à prova de vida sempre no mês do aniversário. "O procedimento é fundamental para evitarmos pagamentos indevidos a beneficiários já falecidos e tentativas de fraudes; daí a importância de cumprir os prazos", alerta a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, ao ressaltar que, em casos de eventuais suspensões, o pagamento é restabelecido na folha subsequente à medida que o beneficiário cumpre a obrigação.  

A coordenadora chama atenção também para a facilidade oferecida aos beneficiários de realizar a Prova de Vida Digital de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, basta baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No YouTube da Saeb os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento. O serviço, no entanto, está disponível apenas para os beneficiários que estão em dia com o cronograma de convocação e que tenha cadastro no TRE e SENATRAN. 

Já as modalidades por vídeoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para  Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações nesse link

Fonte: Ascom/Saeb

Foto: Portal do Servidor