Governo da Bahia publica tabela de pagamento do funcionalismo para o ano de 2022
A portaria da tabela de pagamento do funcionalismo público estadual em 2022 - que contempla os servidores ativos, aposentados e pensionistas das administrações direta e indireta, fixando as datas de desembolso dos vencimentos mês a mês - foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Como em anos anteriores, a divulgação da tabela é uma das principais evidências de equilíbrio fiscal do governo baiano, que vem pagando rigorosamente em dia os salários e proventos do funcionalismo, bem como honrando os compromissos com os fornecedores.
Os servidores ativos receberão seus vencimentos geralmente no último dia de cada mês, exceto quando este dia cair em um fim de semana. Nesses casos, o valor será depositado na sexta-feira anterior. Já os aposentados e pensionistas vão receber os benefícios previdenciários de forma antecipada, um dia antes do último dia de cada mês. Essa antecipação ocorre desde o início da pandemia. Saiba mais clicando aqui. A primeira parcela do 13º salário será quitada ao longo do ano, já que a maior parte dos servidores estaduais opta por receber este adiantamento no mês de aniversário ou junto com as férias. A segunda parcela será paga no dia 20 de dezembro. A tabela poderá ser consultada no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).
O Governo do Estado desembolsa, por mês, pouco mais de R$ 1,5 bilhão com o pagamento da folha. São mais de 270 mil pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas, informa a Secretaria da Administração (Saeb), que coordena a operação mensal de processamento dos dados da folha, realizada por todas as unidades administrativas do Estado. De acordo com o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, a Bahia manteve a folha de pessoal rigorosamente em dia mesmo nos momentos em que vários estados chegaram a atrasar ou parcelar salários. O Estado, além disso, acaba de promover um reajuste salarial para o funcionalismo, lembra. “Graças ao equilíbrio fiscal que vem sendo preservado ao longo de sucessivas crises econômicas, é possível estabelecer o cronograma anual de pagamentos e cumpri-lo, assegurando ao mesmo tempo os recursos para que os serviços públicos sigam em pleno funcionamento e um dos maiores volumes de investimentos do país”.
Fonte: Ascom/Sefaz-Saeb
Foto: Alô Salvador