Hospitalizações de crianças por Covid-19 aumentam 50%, segundo Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para o crescimento no número de hospitalizações de crianças menores de 5 anos por Covid-19 no Brasil. De acordo com levantamento realizado pelo Observa Infância, vinculado à instituição, quando comparado ao primeiro semestre deste ano, as internações deste grupo tiveram um crescimento de 50%.
Ainda de acordo com o levantamento, os menores de 5 anos correspondem a 8,5% do total das internações pela doença. Com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, a taxa de hospitalização e mortalidade dessas faixas etárias tem diminuído. Os menores de cinco anos, no entanto, apresentam uma queda mais lenta por conta da baixa adesão ao processo de imunização.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em julho, o uso emergencial da vacina Coronavac para crianças entre 3 e 4 anos. Até 23 de setembro, apenas 2,5% da população com essa idade havia recebido as duas doses da vacina. Para bebês de seis meses a dois anos, a Anvisa aprovou o uso da Pfizer pediátrica em setembro. Entre maiores de 60 anos, a Fiocruz apontou uma redução de 325% na média diária de óbitos por Covid-19, já entre menores de cinco anos a redução foi de 250%.
Fonte: Metro 1
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom