INFORMATIVO SINDETRAN-BA
O SINDETRAN- BA apoia as ações contra a corrupção realizadas pela Diretoria do DETRAN BA, Ministério Público e Polícia. Cumpre esclarecer que os alvos da operação Deleterius, que investiga esquema que removia multas de veículos na Bahia, NÃO são servidores efetivos.
Todos os investigados, como na maioria das vezes, são servidores temporários, ou seja, ocupantes de Cargos de Confiança e/ou REDA.
Este fato evidencia a situação lastimável em que se encontra o DETRAN BA em relação aos servidores efetivos, que estão, de forma predatória, sendo extintos, abrindo espaço para servidores não efetivos.
O DETRAN BA é uma Autarquia que muito ajuda o erário Estadual com sua grande e sempre crescente arrecadação, todavia, nunca recebeu do Estado a atenção devida, estando até hoje sem Plano de Carreiras e com os salários beirando o mínimo. Além disso, as unidades do interior (CIRETRAN’S e RETRAN’S) estão com suas instalações totalmente precárias há anos.
Todas as questões aqui relatadas não justificam a corrupção, mas se fossemos olhados com mais atenção pelos Governos, atuais e anteriores, de forma que fosse implantado o Plano de Carreiras e Concurso, nós servidores sabemos que a histórica corrupção no DETRAN BA diminuiria muito e não teria reincidência tão alta.
Em tempo, importante informar que após a Promulgação da Constituição de 1988 o DETRAN BA não realizou Concurso Público.
Rita Tanajura
Presidente do SINDETRAN BA