Motociclistas lideram internações no SUS por acidentes de trânsito

Segundo dados do governo federal, a cada dez atendimentos por acidente de trânsito em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito envolvem motociclistas. Jovens, com idades entre 20 e 39 anos, são as principais vítimas. Os números fazem parte da pesquisa Viva Inquérito 2017, realizada a cada três anos pelo Ministério da Saúde. Em 2018, os acidentes de trânsito causaram 183,4 mil internações, que custaram R$ 265 milhões ao SUS.

No ano anterior, o número de internações foi de 181,2 mil, com custo de R$ 259 milhões. Mais de 50% dos casos estavam relacionados a motociclistas. Para reduzir a violência nas vias, principalmente com motos, foi lançada no final de 2019 a Operação Integrada Rodovida, que segue até o Carnaval. A ação é articulada entre órgãos federais, estaduais e municipais, que atuam nas áreas de saúde, segurança, transporte e trânsito.

Fonte: Detran Bahia
Foto: Detran Bahia