Núcleo de Prevenção ao Suicídio promove atividades no Setembro Amarelo
Trazer à tona o tema do suicídio, levando a sociedade a parar para pensar, discutir e falar a respeito é a proposta da Campanha do Setembro Amarelo, iniciativa anual do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), unidade da Secretaria da Saúde do Estado vinculada ao Centro de Informações Antiveneno. A campanha, que segundo a psicóloga Soraya Rigo, coordenadora do NEPS, “revolucionou a forma de se ver o suicídio no Brasil, possibilitou que se fale sobre tema tão árduo, e que foi abafado durante anos”.
“Prevenção ao suicídio é resultado da interação de múltiplos atores” é o tema da campanha desse ano, que está sendo lançada hoje, dia 1º, com a divulgação de vídeos sobre a prevenção do suicídio, e se estenderá até o final de outubro, com uma série de eventos voltados para pacientes e profissionais do NEPS, e para a população em geral.
De acordo com Soraya Rigo, o grande diferencial da campanha esse ano é que pela primeira vez será uma campanha pública, estadual, ao contrário do que vinha ocorrendo, que eram campanhas do terceiro setor. Dar voz e visibilidade a cada segmento da sociedade, subsidiar a criação de ações e políticas públicas de prevenção ao suicídio, além de mostrar ao poder público a necessidade de criação do 1º Centro de Referência Estadual em Prevenção ao Suicídio são objetivos da campanha, que se propõe a dar voz e visibilidade a cada segmento da sociedade.
Fonte: Portal do Servidor
Foto: SEAAC – Bauru