Piora nos índices da Covid-19 impacta diretamente os CFCs em todo Brasil
Nos últimos dias estão sendo registrados os piores índices da pandemia de coronavírus no Brasil. A piora no quadro levou governadores e prefeitos a decretarem medidas mais restritivas que, segundo órgãos internacionais de saúde, têm por finalidade impor novas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus para evitar o colapso do sistema de saúde.
Com isso, muitos setores da sociedade foram impactados diretamente, dentre eles os Centros de Formação de Condutores (CFCs). Em São Paulo, por exemplo, nos municípios classificados na fase vermelha, há o fechamento das unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP). Isso implica no cancelamento dos exames teóricos e práticos de primeira habilitação. As aulas práticas e teóricas no curso de formação de condutores presenciais também estão suspensas nestas cidades. De acordo com o Detran/SP, poderão ser mantidas apenas as aulas teóricas na modalidade remota.
Em entrevista recente ao Portal do Trânsito, Magnelson Carlos de Souza, presidente da Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) e presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado de São Paulo (Sindautoescola.SP), disse que que os CFCs estão sendo um dos grandes canalizadores dos efeitos negativos dessas constantes mudanças. “Os impactos são grandes e dolorosos para quem já vem lutando há muito tempo para retomar suas atividades por completo”, argumenta.
Para ele, ninguém estava preparado para enfrentar esta triste realidade. “Podemos até questionar as medidas tomadas pelos governos com relação as restrições, mas temos exemplos claros em outros estados que flexibilizaram as medidas de contenção contra a pandemia e há algumas semanas tiveram que fechar completamente o comércio”, explica. Lembrando que candidatos à primeira habilitação não terão prejuízo com as novas restrições, pois, de acordo com decisão do Conselho Nacional de Trânsito, segue interrompido o prazo de validade para a conclusão do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (ou seja, ele não vence).
Fonte: Portal do Trânsito
Foto: Depositphotos