PL do presidente Bolsonaro que altera leis de trânsito não é votado

Foi adiada, no Senado Federal, a votação do PL 3267/19, de autoria do Governo Federal, que pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A votação estava na pauta da reunião dessa semana, mas foi retirada por decisão da maioria dos senadores. Para quem não lembra, entre as modificações previstas pelo PL está o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do limite de pontos para fins de suspensão do direito de dirigir.

O Presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) apresentou requerimento de retirada de pauta do PL 3267/19 por constatar a divergência de opiniões sobre o assunto. Em votação apertada, os senadores aprovaram por 39 a 31 votos a retirada da pauta da sessão de hoje. Ainda não há data marcada para a matéria voltar à pauta.

Os senadores que manifestaram suas opiniões contrárias à votação argumentaram que é necessário discutir mais o assunto. “É um projeto de grande amplitude, complexidade e que obviamente estimula as contradições. Há muita contrariedade em relação a essa flexibilização, para alguns muito exagerada, pois 60% dos leitos dos hospitais do País são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. É algo de grande responsabilidade. O Senado tem que assumir essa responsabilidade, pois é a casa da maturidade política e não pode decidir precipitadamente”, argumentou o senador Álvaro Dias (PODEMOS-PR).

Fonte: Portal do Trânsito
Foto: Arquivo Tecnodata