Políticas públicas por um trânsito mais humanizado: desafio dos Detrans do Brasil
Atualização sobre Legislação de trânsito, debates sobre a nova lei de licitação, em especial o Instituto do credenciamento. Mas foi a preservação da vida que esteve em pauta durante a 76ª edição do Encontro Nacional de Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito), em Natal (RN). O evento reuniu especialistas e técnicos em trânsito para o compartilhamento de experiências. Em paralelo, aconteceram Fóruns permanente da Operação Lei Seca, dos Conselhos Estaduais de Trânsito, Educação para o Trânsito, Renaest e Comunicação.
Na agenda, o desempenho das novas tecnologias já aplicadas e outras em implementação. Para o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, a troca de experiência entre as unidades da federação "promove soluções e alternativas para superar dificuldades comuns. A cada encontro, percebemos os avanços e o quanto colabora a vivência do coletivo, com políticas públicas assertivas para contemplar o cidadão com melhores serviços". Participaram ainda do evento, os coordenadores gerais de habilitação do Detran-BA, Max Passos e o de Veículos, Fabrício Araujo, além do coordenador executivo, Paulo Pimenta. Coordenado pelo presidente da AND e diretor-geral do Detran-RN, Jonielson Pereira, o encontro contou com parceiros de ações por um trânsito melhor, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Para Maria Alice Nascimento, diretora de Segurança para o Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as políticas públicas precisam focar na humanização onde, de fato, o maior cuide do menor. "E o que fazer com o número significativo de motociclistas, vítimas de graves sinistros? É preciso refletir sobre essa questão, onde todos podem cooperar com ideias para criar uma rede de apoio a profissionais importantes no nosso cotidiano". No evento também foi anunciada a realização dos Congressos Nacional e Internacional Trânsito e Vida, que acontecerão em Salvador nos dias 26 e 27 de outubro, com o tema central Traffic and Life: Segurança e Sustentabilidade, com base nas tecnologias emergentes e comprometimento mundial.
Fonte: Detran Bahia
Foto: Divulgação END