Prefeitura autoriza 2ª fase de reabertura do comércio em Salvador; salões, academias e bares vão abrir
A segunda fase de reabertura do comércio de Salvador vai começar nesta segunda-feira (10). O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, durante coletiva. Um decreto vai ser publicado em uma edição extra do Diário Oficial para oficializar a decisão. A primeira fase começou no dia 24 de julho, quando shoppings e outros segmentos do comércio reabriram as portas depois de quatro meses sem funcionar. Fechados desde 25 de março, salões de beleza, barbearias, lanchonetes, bares, restaurantes, centro culturais estão autorizados a retomar as atividades segundo protocolos determinados pela gestão municipal. As praças de alimentação dos shoppings, assim como academias instaladas nos centros de compras, também vão poder funcionar.
Segundo o prefeito ACM Neto, a ativação da segunda fase de reabertura do comércio foi decidida após queda expressiva na taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 na capital. Na sexta-feira (7), a taxa era de 59%, mas, de acordo com o prefeito, esse número baixou um pouco mais. "Graças a Deus, conseguimos, nesse grande esforço, também com o governo do estado, baixar de maneira significativa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador. Todos os números nos trazem ambiente de plena segurança [para a reabertura]", disse o prefeito de Salvador.
Os protocolos da reabertura da 2ª fase foram publicados na quarta-feira, em uma edição extra no Diário Oficial. O prefeito explicou ainda que as medidas apresentadas são um resumo das determinações a serem seguidas, já que cada atividade tem uma média de 40 regras específicas. A expectativa é que, com a ativação da 2ª fase de reabertura, mais de 30 mil estabelecimentos comerciais retomem as atividades em Salvador. O prefeito ressaltou que a fiscalização vai ser rigorosa para evitar que o número de casos do novo coronavírus e mortes pela Covid-19 aumente.
"O número de casos vem vem caindo, mesmo com a ativação da primeira fase. Na última semana, teve um recuo de mais de 40%. Esse tempo de suspensão foi imprescindível para conter a pandemia em salvador. Todas as atividades terão que cumprir os protocolos. Tanto os protocolos gerais quantos os específicos [para cada atividade]. Vamos ser extremamente rigorosos na fiscalização", detalhou ACM Neto. "Nós vamos acompanhar com toda atenção cada uma das atividades. Não vamos tolerar descumprimentos aos protocolos e seremos ainda mais rigorosos na fiscalização, com uma lupa nos bares. Se tudo for bem, maravilha, a vida, aos poucos, vai se organizando. Se houver riscos, iremos tomar medidas duras", completou.
O prefeito ACM Neto ainda pediu a colaboração dos cidadãos soteropolitanos para nos cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus. "Tenho a consciência de que com o retorno de mais de 30 mil estabelecimentos em Salvador, vai ter uma movimentação ainda maior na cidade. Faço apelo para que o cidadão nos ajude, como vem nos ajudando desde a ativação da primeira fase", disse Também a partir da segunda-feira (10), a frota de ônibus, que hoje está em 70% na capital baiana, vai subir para 80%. O objetivo é evitar aglomerações em pontos de ônibus e superlotação dos coletivos. Segundo ACM, na segunda, a frota vai contar com 1.770 veículos que serão distribuídos, principalmente, em três horários de pico: das 5h às 8h, 8h às 12h e de 15h às 21h.
Fonte: G1
Foto: Daniele Rodrigues/Arquivo pessoal