Prevenção ao câncer de próstata ganha destaque no novembro azul do Detran-BA
Prevenção ao câncer de próstata ganha destaque no novembro azul do Detran-BA

Para conscientizar o público interno sobre a importância da prevenção como principal aliada da saúde, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), reuniu servidores e servidoras para um encontro informal com o cirurgião urológico e Mestre em Ciências da Saúde, Eduardo Lopes na última semana.  “As mulheres vão o médico com maior frequência, assumem uma postura preventiva. A presença delas na palestra é indispensável para difundir a informação em casa, no trabalho, entre os amigos, provocando nos homens uma maior disposição de cuidar da saúde”, ressalta o médico do setor de Perícias do órgão, Eduardo Guerra, durante a abertura do evento “Homem que se cuida tem atitude”.

O Novembro Azul, movimento internacional pela saúde integral do homem e difusão da conscientização sobre o câncer de próstata, o tipo mais comum que atinge o sexo masculino, motivou os servidores a enviarem perguntas ao especialista. A recomendação da Organização Mundial da Saúde aponta para o exame de próstata, a partir dos 40 anos de idade, como forma de ampliar as chances de cura, através do diagnóstico precoce. O câncer está incluído entre as enfermidades que afetam pessoas cujo histórico familiar seja considerado fator de risco. “Homens que tiveram parentes próximos acometidos de câncer de próstata têm maior probabilidade de desenvolver a doença elevando a importância da prevenção”, pontua Lopes, citando a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos como fundamentais aliados da saúde.

A robótica como realidade nas cirurgias de próstata é citada pelo especialista como importante conquista de medicina. “Pelo que vimos, o método torna mais fácil a recuperação do paciente, ampliando as alternativas de tratamento”, argumenta José Carlos Vergne, da Corregedoria.  Há três anos, a servidora Eleilane Conceição perdeu o pai para o câncer de próstata e faz um alerta aos homens que evitam exames de rotina. “O diagnóstico precoce acontece durante as visitas periódicas ao médico e o fator tempo é decisivo para evitar o óbito do paciente”, enfatiza. A realização do evento no local de trabalho e a forma lúdica utilizada pelo palestrante surgem como fatores determinantes para derrubar preconceitos.

 “Uma verdadeira aula para leigos conscientizando a plateia a multiplicar a informação sobre os riscos de adiar os exames”, ressalta Roberto Santos Silva, 51, lotado na Comissão Processante Local (CPL). “A didática do palestrante e a interação com o público incentivam o homem a cuidar da saúde e, no ambiente interno, é ainda mais interessante, pois todos se conhecem e um passa a motivar o outro”, reforça José Jorge Nascimento Filho, 29, também da CPL.

Fonte: Detran Bahia

Foto: Detran Bahia