Secretaria da Administração lança emissão de contracheque via ba.gov.br

Os servidores estaduais baianos acabam de ganhar mais um canal para solicitar serviços do RH Bahia, sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado. Foi disponibilizada nesta quarta-feira (15), por meio do ba.gov.br, a emissão de contracheque para servidores ativos, inativos e empregados públicos, inclusive para aqueles que não mais possuem vínculo com o Estado. O acesso se dá pela barra de pesquisa, na opção “Solicitar contracheque para servidores ativos, inativos e ex-servidores”, que pertence à categoria Servidor Público.

Na página do serviço, é preciso clicar no botão “Solicitar” e realizar o login no ba.gov.br, se necessário. Caso não possua, o servidor será direcionado à área de cadastro, que será concluído após recebimento de e-mail para ativação da conta. Depois disso, basta que informe sua matrícula e as informações sobre o contracheque que deseja emitir, como mês, ano e tipo do documento. Vale ressaltar que a emissão de contracheque via ba.gov.br também está disponível para aposentados e pensionistas, que devem seguir o mesmo passo a passo.  

“A inclusão de serviços voltados aos servidores públicos baianos é um ganho para o ba.gov.br e para o próprio funcionalismo, pois conseguimos ampliar a cartela de serviços digitizados ofertados pelo Estado e também criar mais um canal de comunicação e de relacionamento com este público, que também é usuário de outras funcionalidades disponíveis na plataforma”, avalia o secretário da Administração, Edelvino Góes.

O gestor de negócios do RH Bahia, Wilson Freitas, compartilha do mesmo entusiasmo. “A consulta e a emissão de contracheques gerados pelo RH Bahia, diante da sua importância para os servidores públicos, sejam ativos, aposentados ou pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional, não poderiam ficar ausentes do catálogo de serviços do ba.gov.br haja visto que, mensalmente, registram um total de 360 mil acessos”, declara.

O objetivo principal da parceria, que tem apoio técnico da Prodeb, é facilitar o acesso ao documento, especialmente para ex-servidores e ex-empregados públicos, que até então precisavam abrir processo pessoalmente ou via SEI Bahia junto às coordenações de recursos humanos ou setores de protocolo do órgão onde atuaram, para solicitar a segunda via de seus contracheques. 

Com isso, servidores ativos e inativos, empregados públicos, aposentados e pensionistas passarão a poder consultar o documento de sete formas diferentes: via plataforma, app e WhatsApp do ba.gov.br; no Portal de Serviços RH Bahia e em seus canais no WhatsApp e Telegram, além do envio mensal por e-mail, apenas da primeira via, para as contas cadastradas.

Como no RH Bahia, estarão disponíveis via ba.gov.br contracheques emitidos a partir de 2017, no caso das empresas públicas, e a partir de 2019, considerando os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional.

Fonte: RH Bahia

Foto: RH Bahia / Joá Souza/GOVBA