SEI Bahia ganha versão com novas funcionalidades e design mais moderno

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia) ganhou a versão 4.0, com novas funcionalidades e design mais moderno. Para viabilizar a migração, o sistema ficou indisponível na última semana, retornando já com “cara nova”, com interface que oferece maior usabilidade, agilidade e segurança para os usuários. O software vai disponibilizar funções que vão gerar mais praticidade na tramitação de processos, nas consultas e solicitações, dentre outras atividades. A Secretaria da Administração implantou o SEI Bahia no Estado, a partir de dezembro de 2017, com a missão de extinguir o uso de papel e acabar com a circulação processos de físicos nos órgãos do Poder Executivo. A digitalização dos processos administrativos gerou redução de gastos, mais agilidade e segurança na tramitação processual, além de benefícios ambientais.  

Agora, a nova versão traz mais uma modernização para o sistema. “O SEI 4.0 está sendo implantado para aprimorar a navegação e oferecer uma experiência melhor para os usuários, com incremento de novas ferramentas e ampliação da segurança”, explicou Anderson Prazeres, que comanda a Diretoria de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Saeb.  

Tutoriais - No canal do SEI Bahia, disponível no Stream Microsoft (Office 365), os usuários podem encontrar vídeos tutoriais com informações e explicações sobre as novas funcionalidades. O site do sistema (www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br) possui, ainda, um link de acesso aos vídeos.   No Portal SEI Bahia também está disponível o manual da versão 4.0, links com as principais novidades, as mudanças, dentre outras informações relevantes. Na página principal do website, o banner “Novidades da Versão 4.0 SEI Bahia”, traz as instruções necessárias para os usuários conhecerem as mudanças. A segurança foi reforçada com o Duplo Fator de Autenticação, que vai adicionar uma camada extra de proteção aos dados do usuário.   

No total, são 46 novas funcionalidades ou atualizações. Para conhecer todas, os usuários devem assistir aos vídeos tutoriais e ler os manuais. Uma das inovações é a função “SEI Federação”, que permite a usuários habilitados tramitar processos entre órgãos de entes federativos como estados, municípios e Governo Federal, desde que estes também possuam o SEI 4.0. Outra novidade é a “Configuração da Área de Controle de Processo”, que possibilita organizar processos por diversos filtros diferentes. Com a funcionalidade “Blocos” será possível a atribuição de processos por usuário e não apenas por unidade, como era feito anteriormente. 

Fonte: Ascom/Saeb 

Foto: Sei Bahia