Servidores estaduais passam a ter acesso a certidões comprobatórias no Portal do RH Bahia
Os servidores estaduais já podem ter acesso diretamente, por meio do Portal de Serviços do RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br), às certidões solicitadas ao Estado para a comprovação de situações relacionadas à sua vida funcional. A partir de agora, o grupo não precisará mais se deslocar até as Coordenações de Recursos Humanos das unidades para pegar este tipo de documento, podendo baixá-los virtualmente de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.
No total, são 10 diferentes tipos de comprovantes que poderão ser disponibilizados desta forma: Estabilidade Econômica, Transposição, Tempo de Serviço – Avanço Horizontal, Tempo de Serviço – ATS, Averbação, Tempo de Contribuição junto ao INSS, Desaverbação, Instrução Normativa INSS/DC n° 095/2003, Desvinculação e Extrato de Tempo de Serviço.
A novidade integra uma série de melhorias implementadas pela equipe do RH Bahia para aprimorar os serviços do módulo Certidões, disponível no portal desde a implantação do novo sistema de gestão de Recursos Humanos do Estado. “Antes, apenas o requerimento é que podia ser feito pelo portal, agora todo o procedimento está disponível on-line, da validação pelas áreas até a visualização e impressão do documento”, explica a analista de sistemas Alessandra Bertani, que coordena os processos de PY/Folha de Pagamento, no RH Bahia.
Validação eletrônica - A analista conta que a disponibilização das certidões via Portal só foi possível graças ao desenvolvimento de uma solução para a inserção de QR Code em documentos gerados no RH Bahia. Dessa maneira, as certidões podem ser validadas eletronicamente: o usuário só precisa direcionar o leitor de QR Code do seu celular para a imagem disponível no documento e acessar o link de autenticação da certidão junto a entidades externas. “O recurso está nos permitindo oferecer outras facilidades no RH Bahia. No módulo de gestão de diárias – que será lançado em breve - o documento de empenho de diárias, também será validado via QR Code”, conta Alessandra.
Mudanças nas rotinas - Para completar, as melhorias introduzidas no módulo de Certidões trazem mudanças para as rotinas de profissionais de RH e dos gestores que assinam os documentos. Assim que o usuário solicita a certidão no portal, o pedido é encaminhado automaticamente para a avaliação das áreas de RH, que fazem uma visualização prévia do documento, identificando possíveis necessidades de ajustes e complementação de dados. Esta etapa do trabalho é a única feita no ambiente do SAP ECC, o software do RH Bahia que roda apenas em computadores de profissionais de RH do Estado. Concluídos os ajustes, estes profissionais encaminham o documento para o fluxo de validação, que é realizado pelos gestores no Portal RH Bahia.
“Antes, apesar de receberem os requerimentos diretamente no sistema, os profissionais de RH com frequência abriam processos no SEI Bahia para viabilizar a assinatura das lideranças; a partir de agora, todo o procedimento terá que ser obrigatoriamente realizado no RH Bahia; do contrário não será possível gerar a certidão”, alerta Alessandra, ao lembrar também da importância de gestores e equipes ficarem atentos às notificações enviadas para a área de mensagens da sua página no Portal do RH Bahia, que avisam, por exemplo, sempre que uma certidão precisa ser validada ou quando ela é colocada à disposição do usuário para impressão.
Fonte: Ascom/Saeb
Foto: Portal do Servidor