Servidores já podem solicitar alteração de dados de familiares no Portal do RH Bahia
Servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado já podem solicitar alterações no cadastro do Estado dos dados relativos aos seus familiares utilizando o Portal de Serviços do RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br). A nova funcionalidade irá permitir que funcionários públicos e beneficiários utilizem o site do sistema de gestão de Recursos Humanos do Estado para requisitar exclusão, inserir novos nomes ou ainda fazer correções em diversas informações do cadastro relativas aos integrantes da sua família, a exemplo de pai, mãe, filho(a) companheiro(a) ou cônjuge.
A atualização dos dados é importante em função de situações como a inclusão de dependentes no Imposto de Renda e a concessão de benefícios como Salário Família e Auxílio Educação. Ao solicitar a mudança no cadastro, é preciso preencher as informações requisitadas pelo sistema e, quando necessário, anexar os documentos que comprovam o parentesco, a exemplo das certidões de casamento e nascimento.
"A grande vantagem da nova funcionalidade é que o servidor não precisará mais se deslocar até o RH do seu órgão para solicitar este tipo de alteração", explica a coordenadora de PB/OM/EH&S do RH Bahia, Simone Morais dos Santos. A coordenadora alerta, no entanto, que, antes de ser implementada, a solicitação precisa passar por um fluxo de validação junto às áreas de Recursos Humanos das unidades - ou à Superintendência de Previdência, no caso de aposentados e pensionistas. "A validação é necessária para viabilizar a checagem dos documentos, mas assim que é feita a alteração, o próprio RH Bahia comunica ao servidor, por meio de mensagem em sua página do portal", explica Simone.
O serviço de solicitação de alteração de dados de pessoa da família foi criado pelo RH Bahia com o objetivo de garantir mais autonomia aos servidores ativos, aposentados e pensionistas em suas demandas junto ao Estado. A novidade se tornou possível graças ao desenvolvimento de uma funcionalidade que permite ao usuário realizar o upload de documentos no Portal de Serviços do RH Bahia. "Com esta possibilidade, nossa intenção é ampliar ainda mais a oferta de facilidades on-line ao servidor", anuncia o gestor de negócio do RH Bahia Wilson Freitas, ao antecipar que já estão em andamento os planos para desenvolvimento de novos serviços. Para conhecer o passo a passo da realização do procedimento de alteração de dependentes, é só conferir o vídeo tutorial no Portal do RH Bahia pelo endereço.
Fonte: Ascom/Saeb
Foto: UESB