Sistema informatizado aprimora processos de avaliação de desempenho de servidores estaduais
Até julho de 2020, o governo baiano já contabilizou a geração de 3598 Avaliações de Desempenho Funcional de servidores por meio do RH Bahia, o novo sistema informatizado de gestão de pessoas do Estado. Disponível desde novembro de 2019, no Portal de Serviços do RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br), o módulo de Avaliação de Desempenho recebeu, ao longo do período, mais de 7.200 acessos de pelo menos 3.600 funcionários públicos, entre avaliadores e avaliados. Os números mostram a consolidação da ferramenta, que vem contribuindo para aprimorar os processos de promoção de servidores efetivos.
A coordenadora técnica de Gestão de Avaliação de Desempenho da Secretaria da Administração (Saeb) Renata Savoy conta que os ganhos em relação à integração de processos foram visíveis desde a implementação do novo módulo. "Antes do RH Bahia, as avaliações eram feitas em um software desenvolvido internamente que não tinha interação com nenhum outro sistema de RH do Estado; agora o processo é realizado em uma plataforma com alto nível de automação dos processos da área", explica Savoy
Em outras palavras, a Avaliação de Desempenho ocorre em um sistema onde já estão consolidadas e atualizadas as mais diversas informações sobre a vida funcional dos servidores - incluindo dados como lotação do funcionário e nome do seu chefe imediato. Esta particularidade traz uma série de vantagens para o processo. Uma delas é que o próprio sistema consulta em seu cadastro as estruturas organizacionais da unidade a que o avaliado pertence, identificando seus avaliadores. De modo semelhante, o software também faz checagens de elegibilidade, sinalizando eventuais impedimentos que possam inabilitar o servidor a participar do processo de avaliação.
Para a coordenadora de Administração de Pessoal (PA) do RH Bahia, Nayara Matos, um dos principais ganhos da mudança é o aprimoramento da gestão das avaliações, desde a sua criação até o encerramento do processo. "O RH Bahia colabora para que o Estado tenha um controle mais efetivo sobre as avaliações, permitindo a visão da fase em que se encontra o processo e o que falta para ele ser concluído, o que possibilita tomar as decisões necessárias com maior assertividade". explica Nayara.
Mas não são apenas os gestores que ganham com a iniciativa. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, a servidora Ana Marta Coqueiro (Saeb) já teve a oportunidade de se submeter a uma Avaliação de Desempenho pelo RH Bahia e ficou satisfeita com a experiência. Em sua opinião, o sistema facilita o acesso de avaliados e avaliadores aos dados, disponíveis em um ambiente virtual acessível de qualquer computador com acesso à internet. "Outra vantagens do sistema é que ele sinaliza as diferentes etapas da avaliação, o que nos ajuda a evitar a perda de prazos", ressalta Ana Marta. "Além disso, a avaliação fica arquivada no sistema, e nós podemos acessá-la a qualquer momento", completa.
Fonte: Portal do Servidor
Foto: Sesab