Solicitação de Certidão de Tempo de Contribuição pode ser feita ao Estado pela internet
Você sabia que pode obter Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) pela Internet, usando apenas um computador, celular ou tablet? A solicitação do documento e todo acompanhamento para entrega da CTC podem ser feitos por intermédio do site www.ctc.ba.gov.br. O procedimento é fácil e rápido. A Certidão de Tempo de Contribuição é um documento emitido pelo Estado, quando solicitado por ex-servidores públicos estaduais. Aqueles que trabalharam no Estado da Bahia, e contribuíram para o Regime Próprio de Previdência Social do Estado, podem utilizar o tempo de contribuição para se aposentar por outro regime previdenciário (Regime Geral/INSS, regime próprio dos servidores federais ou de outros de entes como estados ou municípios).
A certidão é usada para comprovar o período de contribuição e averbá-la no regime previdenciário que o servidor deseja se aposentar. Por exemplo: um servidor que trabalhou no Estado da Bahia por alguns anos, mas depois passou em um concurso federal, ele pode utilizar aquele período que contribuiu para previdência baiana no momento de se aposentar pela União. Para usar esse tempo de contribuição, o ex-servidor precisar pedir ao Estado a CTC.
Os interessados podem acessar diretamente o site www.ctc.ba.gov.br ou através do Portal do Servidor, onde encontram um link para conectá-lo. Toda orientação para solicitar a CTC está disponível neste sítio, assim como o passo a passo para obter a certidão. Documentos necessários, informações, procedimentos, público-alvo, legislação, tudo está descrito no site. Depois de solicitar CTC, o solicitante pode acompanhar a confecção do documento até o momento da entrega, que também deve ser agendada no site.
Fonte: Portal do Servidor
Foto: Governo da Bahia