Universidade Corporativa da Saeb capacita mais de 7,5 mil servidores no ano passado
A Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas (DDE), ligada à Secretaria da Administração (Saeb), contabiliza mais de 7,5 mil servidores estaduais capacitados no ano de 2020 por meio da Universidade Corporativa do Servidor (UCS/Saeb). A pandemia do novo coronavírus, que alterou a rotina dos baianos e também do funcionalismo público, afetou o calendário de capacitações previsto para o ano passado, suspendendo aulas presenciais no mês de março. Com o objetivo de manter a oferta de cursos, a DDE manteve a grade regular na modalidade EAD.
Por meio do esforço conjunto entre suas coordenações, a DDE realizou 159 capacitações a distância nos meses de abril a dezembro, fechando 2020 com 6.994 concluintes na modalidade, que é responsável por mais de 90% dos servidores capacitados em todo o ano passado. Os cursos presenciais respondem por 579 concluintes, somando 22 capacitações no primeiro trimestre de 2020, cujas atividades foram suspensas em respeito à legislação vigente.
Se compararmos o total de concluintes em 2020 com o ano anterior, quando foram formados 7.924 servidores, pode-se afirmar que foi mantida a expectativa de servidores capacitados. “Esse resultado, em um contexto de pandemia e com a suspensão das ações de capacitação na modalidade presencial, pode ser considerado excelente, revelando o empenho de todas as superintendências em manter suas atividades de capacitação, apesar dos obstáculos que se interpuseram no caminho, e do esforço pessoal de cada servidor responsável pelas áreas de treinamento”, observa Lígia Maria Silva Souza, da Coordenação de Valorização do Servidor (CVS).
Integrante da Coordenação de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional – responsável pelos cursos presenciais ofertados pela UCS/Saeb, Tânia Soledade reconhece a importância da modalidade EAD para a manutenção das atividades de capacitação neste período. “Inclusive, há uma definição de se aumentar o número de cursos oferecidos na forma virtual, tanto na modalidade de aulas síncronas quanto assíncronas. Na nossa coordenação, que é responsável pelos eventos presenciais, está programado para o primeiro semestre de 2021 disponibilizar eventos presenciais também na modalidade virtual”, observa.
De acordo com Tânia, podem chegar à modalidade EAD em 2021 o Curso de Estratégias Argumentativas e Elaboração de Notas Técnicas, o Curso de Introdução ao Gerenciamento de Processos (BPM), o Curso de Atendimento ao Público Interno e o Curso de Introdução à Gestão das Organizações, além do curso Primeiros Passos Para Uma Comunicação Não Violenta, que é um tema inédito na grade da UCS/Saeb.
Fonte: Portal do Servidor
Foto: Portal do Servidor